The challenges of Consolidation of a Drought-Related Disaster Risk Warning System to Brazil

Autores

  • Ana Paula Martins do Amaral Cunha Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden, São José dos Campos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9924-6523
  • Victor Marchezini Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (PGCST/Inpe), São José dos Campos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1974-0960
  • Diego Pereira Lindoso Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0206-074X
  • Silvia Midori Saito Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden, São José dos Campos, SP, Brasil.
  • Regina Célia dos Santos Alvalá Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden, São José dos Campos, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v10n1.2019.19380

Palavras-chave:

Risco de seca; Monitoramento de seca; Semiárido; Vulnerabilidade.

Resumo

No Brasil, a seca é um fenômeno caracterizado pela sua ampla cobertura espacial e recorrência na região semiárida, principalmente devido à sua vulnerabilidade hídrica. Aproximadamente 28 milhões de pessoas vivem na região, a qual concentra a maior parte da população mais pobre do Brasil. Assim, a seca é uma ameaça natural à medida que ocorre de forma intensiva e extensiva em áreas densamente povoadas, podendo resultar em desastre quando as capacidades locais são insuficientes para evitar danos significativos. O risco de um desastre associado à seca está relacionado com a ameaça física, as vulnerabilidades locais, a capacidade de resposta e com as políticas de mitigação. O presente estudo apresenta os desafios para a consolidação de um sistema de alerta de risco de desastres associados às secas no Brasil e propõe uma estrutura inicial de atribuição de responsabilidades entre as instituições nacionais envolvidas com a temática com a finalidade de guiar ações para a mitigação dos riscos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Martins do Amaral Cunha, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden, São José dos Campos, SP, Brasil.

Doutora em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Pesquisadora em Agrometeorologia no Cemaden, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, São José dos Campos, SP, Brasil.

Victor Marchezini, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (PGCST/Inpe), São José dos Campos, SP, Brasil.

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (PGCST/Inpe), São José dos Campos, SP, Brasil.

Diego Pereira Lindoso, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Pesquisador Doutor, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de BrasíliaBrasília, DF, Brasil.

Silvia Midori Saito, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden, São José dos Campos, SP, Brasil.

Pesquisadora Doutora no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden, São José dos Campos, SP, Brasil.

Regina Célia dos Santos Alvalá, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden, São José dos Campos, SP, Brasil.

Doutora em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden, São José dos Campos, SP, Brasil.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Cunha, A. P. M. do A., Marchezini, V., Lindoso, D. P., Saito, S. M., & Alvalá, R. C. dos S. (2019). The challenges of Consolidation of a Drought-Related Disaster Risk Warning System to Brazil. Sustentabilidade Em Debate, 10(1), 43–76. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v10n1.2019.19380

Edição

Seção

Artigos - Varia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)