Como os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas abordam as Fake News?: uma análise de coleções do PLND 2021
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243901e51808Palabras clave:
Fake News, livros didáticos, CHSA, PNLD 2021Resumen
O artigo abordou a presença do tema “fake news” em livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) aprovados no PNLD 2021, com foco nas coleções mais presentes nas escolas públicas brasileiras: Multiversos e Moderna Plus. De forma exploratória, descritiva e infométrica, empregou-se o programa Voyant Tools para analisar qualitativa e quantitativamente o número de ocorrências, o contexto e as correlações entre os termos relacionados à temática. Os resultados revelaram que o tema está presente nas duas coleções, com forte correlação entre notícias e fake news. Houve uma proximidade da temática com as áreas de Sociologia e Filosofia, mas com raras menções à produção científica com uma abordagem conceitual, o que impactou no aprofundamento da temática no ensino médio brasileiro.
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