O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • OS AUTORES ESTÃO CIENTES DE QUE A REVISTA PUBLICA ARTIGOS DE DOUTOR(ES/AS) E/OU DOUTORANDO(OS/AS). CASOS DIVERSOS SERÃO EXCEPCIONAIS E AVALIADOS INDIVIDUALMENTE.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas serão enviadas em arquivos separados, em espaço próprio indicado durante o processo de submissão.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos).
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • Todos os autores devem ter o cadastro no ORCID, para cadastro, acessar o link . O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital persistente para o autor. ORCID está para o autor assim como o DOI está para um documento digital.


    Passo a passo de como obter o seu ORCID

FORMA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS:

I. APRECIAÇÃO PELA EQUIPE EDITORIAL

1. A Sociedade e Estado publica artigos de doutor/a(es/as) e/ou doutorando/a(s). Casos diversos serão excepcionais e avaliados individualmente;

2. As submissões são realizadas apenas pelo site da Sociedade e Estado;

3. Os trabalhos enviados serão apreciados pela equipe editorial da Revista que fará a primeira triagem. Aqueles aceitos seguirão para a avaliação de, pelo menos, dois especialistas no tema que não possuam conflitos de interesse com o artigo. Estes emitirão pareceres sem conhecimento de sua autoria (avaliação duplo-cego) e permanecerão anônimos ao/a (s) autor/a (es/as);]

4. É facultada ao/a(s) autor/a(es/s) a submissão em conformidade com a Ciência Aberta, exceto para artigos que comporão dossiês. Para tanto, deve/m preencher o formulário específico no site da Revista no ato do envio do manuscrito, bem como realizar/em seu depósito no servidor Open Preprint System (OPS) logo após à aceitação do artigo pela Equipe Editorial. Nesse caso, a modalidade da avaliação será por pares aberta;

5. Não são aceitos artigos que evidenciem plágio ou mais de 20% de autoplágio, sendo esses devidamente referenciados ao trabalho original. A revista utiliza métodos de detecção de plágio por meio de softwares e pesquisa. Questões de natureza ética e boas práticas acadêmicas devem ser observadas pelos/as autores/as, como explicitar as fontes de financiamento e a aprovação por comitês de ética das pesquisas geradoras dos artigos, quando for o caso. Declaração a este respeito é solicitada a autor/a(es/as) no ato da submissão;

6. As informações, descrições, análises e demais conteúdos dos artigos são de responsabilidade dos/as autores/as;

7. Os/As autores/as serão notificados/as da aprovação ou recusa final de seus artigos. Autores/as que participaram da Revista deverão observar o prazo de 1 ano e 6 meses entre a data da publicação do artigo e a nova submissão;

8. Eventuais sugestões ou indicações de modificação de estrutura e/ou conteúdo que se façam necessárias serão notificadas ao/à autor/a, que se encarregará de fazê-las no prazo máximo de um mês. Caso tais modificações não sejam realizadas a contento, o artigo não estará aprovado;

9. Não serão permitidos acréscimos ou modificações depois que os textos tiverem sido submetidos à Revista.

10. Os trabalhos devem ser apresentados dentro do padrão culto do idioma nacional ou estrangeiro, podendo ser solicitado ao/a  autor/a sua revisão por parte de profissional especializado/a.

II. FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

1. O artigo deverá ser digitado em Word (fonte TIMES NEW ROMAN, corpo 12) contendo no máximo 30 páginas, em Espaço Duplo, numeradas consecutivamente.

2. Na primeira página do original deverão ser indicados o título do artigo (e subtítulo, se houver).

3. No caso de submissão apenas pelo site da Revista (não pelo sistema preprint), todas as informações e citações que podem identificar a autoria do manuscrito devem ser retiradas sem prejuízo ao conteúdo ou, nos respectivos lugares, deve ser indicada a palavra “autor/a” (a exemplo de referências bibliográficas), uma vez que a avaliação será duplo-cego. Medidas para evitar conflitos de interesse e preservar a satisfatória condução dos procedimentos editoriais devem ser informadas pelo/a(s) autor/a(s) à Equipe Editorial no ato da submissão;

4. Os artigos deverão vir acompanhados de um resumo em Português de até 150 palavras, com tradução em Inglês (abstract), que sintetize o(s) objetivo(s), métodos e principais conclusões. Também deverão trazer cinco palavras-chave em português e inglês (keywords), bem como o título em inglês. Artigos em outros idiomas devem incluir esses mesmos elementos em português, inglês e na língua escolhida;

5. As resenhas deverão ser críticas, situando a obra resenhada no seu campo de debate, e vir com no máximo oito páginas em espaçamento duplo. São aceitas resenhas de obras publicadas nos últimos dois anos e de obras estrangeiras nos últimos cinco anos. As resenhas serão apresentadas com título próprio, seguido da referência completa do livro resenhado e, ao final, com as referências bibliográficas das outras obras de diálogo que suportem suas considerações.

6. As notas, que devem ser de natureza substantiva (não bibliográfica) e reduzidas ao mínimo necessário, não ultrapassando oito linhas. As menções a autores/as no correr do texto devem subordinar-se à forma (autor/a, data, página);

7. As citações textuais aparecerão “entre aspas” no corpo do texto, quando inferiores a três linhas, e em novo parágrafo, com recuo, corpo 10, quando com três linhas ou mais. Citações devem ser traduzidas à língua de redação do artigo, seguidas normas da ABNT;

8. As figuras e desenhos deverão ser confeccionados eletronicamente e enviados em arquivos separados com indicação do programa utilizado para a sua elaboração;

9. As tabelas e gráficos deverão ser numerados (acompanhando a sequência em que são citados no texto) e confeccionados em Excel ou no próprio Word. Eles deverão ser enviados separados do arquivo de texto.

10. A bibliografia será apresentada ao final do texto, em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, de acordo com as normas usuais da ABNT. Exemplos:

  • - Em caso de livro:
    BHAMBRA, Gurminder.  Connected sociologies. London: Bloombury, 2014.
  • - Em caso de artigo:
    SORJ, Bila. “Sociologia e trabalho: mutações, encontros e desencontros”. Rev. bras. Ci. Soc., v. 15, n. 43, p. 25-34, Jun. 2000.
  • - Em caso de coletânea:
    TOLEDO, M. R. A. “A Companhia Editora Nacional e a política de editar coleções”, in: BRAGANÇA, A. (Org.). Impresso no Brasil. Dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
  • - Em caso de teses:
    SANTOS, Mariza Veloso Motta. Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: O mapeamento de uma formação discursiva. Tese de Doutorado em Sociologia, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1991.

11. A responsabilidade da matéria publicada pela revista é exclusiva do/a autor/a, não expressando opinião da Equipe Editorial, do Comitê Editorial ou do Conselho Editorial da Revista


III. Regras para propostas de dossiês à Sociedade e Estado

1 – Sociedade e Estado intercalará dossiês com números de fluxos contínuos.

2 – O dossiê terá entre cinco e sete artigos, seguindo as especificações gerais de publicação da Sociedade e Estado aos/às autores/as.

3 - As propostas de dossiê serão recebidas por livre demanda pela Equipe Editorial, que avaliará sua pertinência à Revista.

4 - Cada proposta deve conter sucinta discussão teórica do tema do dossiê, currículo do(a/s) proponente(s), resumo e abstract de cada artigo, bem como breve currículo de seus/suas autores/as. O(A/s) responsável(is) pelo dossiê deve(m) ser doutor(a/s) e possuírem reconhecida atuação acadêmica na área das Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia.

5 – Dentre o conjunto de artigos, pelo menos, dois deles devem ser em língua inglesa e duas/dois autoras/es com vinculação a instituições estrangeiras. O(A/s) responsável(is) pelo dossiê poderá/ão assinar apenas um artigo, preferencialmente em coautoria. A apresentação do dossiê ficará a cargo dele(a/s), devendo ser breve (de 08 a 10 páginas com referências), se ater à importância do dossiê e dos artigos que o compõem. Essa apresentação não está incluída no número de artigos do dossiê.

6 - Se aceita a proposta, o prazo de envio dos artigos completos será definido pela Sociedade e Estado, que, ao recebê-los do(a/s) responsável(is) via secretaria da Revista, encaminhará para avaliação por pares duplo-cego. Possíveis pareceristas para os artigos poderão ser sugeridos/as à Equipe Editorial, mediante compromisso de sigilo sobre a autoria dos artigos por parte dos responsáveis pelo dossiê.

7 – Revisões especializadas dos artigos em língua inglesa ou em outras línguas estrangeiras poderão ser solicitadas ao/a (s) responsável(is) pelo dossiê.

IV - Regras para tradução de artigos

Sociedade e Estado recebe proposta de tradução de artigos em fluxo contínuo, a qual deve vir acompanhada de justificativa sobre a sua relevância, credenciais do/a autor/a e da publicação original, apresentação do/a proponente e do/a tradutor/a. A tradução implica na responsabilidade do/a proponente em obter a devida autorização de direitos autorais, revisar a versão em língua portuguesa e prepará-la dentro da formatação da revista. Caso aprovada pela Equipe Editorial, a tradução será publicada apenas no portal de periódicos online da UnB.