O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • OS AUTORES ESTÃO CIENTES DE QUE A REVISTA PUBLICA ARTIGOS DE DOUTOR(ES/AS) E/OU DOUTORANDO(OS/AS). CASOS DIVERSOS SERÃO EXCEPCIONAIS E AVALIADOS INDIVIDUALMENTE.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas serão enviadas em arquivos separados, em espaço próprio indicado durante o processo de submissão.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • Todos os autores devem ter o cadastro no ORCID, para cadastro, acessar o link . O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital persistente para o autor. ORCID está para o autor assim como o DOI está para um documento digital.

    Passo a passo de como obter o seu ORCID:
    https://www.abecbrasil.org.br/index.asp?include=noticias_newsletter&id=8&Parte=3

Forma e preparação de manuscritos

  1. APRECIAÇÃO DOS TRABALHOS PELA COMISSÃO EDITORIAL
  2. Revista publica artigos de doutor(es/as) e/ou doutorando(os/as). Casos diversos serão excepcionais e avaliados individualmente.
  3. Os trabalhos enviados serão apreciados pela equipe editorial da Revista, que fará uso de, pelo menos, dois especialistas no tema para emitir pareceres sem conhecimento de sua autoria;
  4. Os autores serão notificados sobre a aceitação ou recusa de seus artigos;
  5. Eventuais sugestões de modificações de estrutura, forma e/ou conteúdo que se façam necessárias serão notificadas ao autor, que se encarregará de fazê-las no prazo máximo de um mês;
  6. Não serão permitidos acréscimos ou modificações depois que os textos tiverem sido encaminhados à apreciação;

III. FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

  1. A submissão de artigos e outros tipos de publicação será realizada pelo Portal da Revista. Não serão aceitos trabalhos encaminhados por e-mail.
  2. O artigo será digitado em Word (fonte times new roman, corpo 12) contendo no máximo 30 páginas, em espaço duplo, numeradas consecutivamente.
  3. Margens. Após formatado, o seu trabalho deve apresentar as dimensões especificadas abaixo:

    Margem superior: 3,00 cm.

    Margem inferior: 2,00 cm.

    Margem esquerda: 3,00 cm.

    Margem direita: 2,00 cm.

  4. Na primeira página do original serão indicados o título (e eventual subtítulo) do artigo. Os artigos virão acompanhados de um resumo em português, de até 150 palavras, com tradução em inglês (abstract), que sintetize o(s) objetivo(s), métodos e principais conclusões. Também apresentarão cinco palavras-chave em português e inglês (keywords), bem como o título em inglês;
  5. As notas de natureza substantiva (não bibliográfica), serão reduzidas ao mínimo necessário, não ultrapassando oito linhas.
  6. As menções a autores no curso do texto estarão subordinadas à forma autor, data,página (Vovelle, 1987: 56);
  7. As citações textuais aparecerão “entre aspas” no corpo do texto, quando inferiores a três linhas, e em novo parágrafo, com recuo, corpo 10, quando com três linhas ou mais. Citações devem ser traduzidas à língua de redação do artigo, com citação da autoria da tradução, seguinda normas da ABNT;
  8. As figuras e desenhos serão confeccionados eletronicamente e enviados em arquivos separados com indicação do programa utilizado para a sua elaboração;
  9. As tabelas e gráficos serão numerados (acompanhando a sequência em que são citados no texto) e confeccionados em Excel ou no próprio Word, sempre separados do arquivo de texto.
  10. A bibliografia será apresentada ao final do texto, em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, de acordo com as normas usuais:

- Em caso de livro: VOVELLE, Michel. Ideologias e mentalidades. São Paulo: Brasiliense, 1987.

- Em caso de artigo: ROUANET, Bárbara Freitag. Urbanização no Portugal de hoje: o caso de Lisboa. Sociedade & Estado, v. XIII, n. 1, p. 160-187, 1998.

- Em caso de coletânea: OLIVEIRA, Lúcia Lippi. A institucionalização do ensino de ciências sociais. In: BOMENY, H.; BIRMAN, P. (Orgs.). As assim chamadas ciências sociais: formação do cientista social no Brasil. Rio de Janeiro: Uerj; Relume Dumará, 1990.

- Em caso de teses: SANTOS, Mariza Veloso Motta. Patrimônio histórico e artístico nacional: o mapeamento de uma formação discursiva. Tese (Doutorado em Sociologia) – Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília,Brasília, 1998.

  1. As resenhas terão no máximo oito laudas. São aceitas resenhas de obras publicadas nos últimos cinco anos. As resenhas serão apresentadas com título próprio, seguido da referência completa do livro resenhado e acrescido de citações no corpo do texto e referências bibliográficas.
  2. A responsabilidade da matéria publicada pela revista é exclusiva do autor, não expressando opinião da equipe editorial, do comitê editorial ou do conselho editorial daRevista.
  3. A Revista utiliza métodos de detecção de plágio por meio de softwares e pesquisa.
  4. Será atribuído a cada artigo publicado um identificador DOI - Digital Object Identifier.