As centrais sindicais e o fenômeno do transformismo no governo Lula

Autores

  • José de Lima Soares UFG/CAC

Palavras-chave:

Governo Lula, Centrais sindicais, Transformismo, Sindicalismo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as cinco principais centrais sindicais brasileiras, no contexto do fenômeno do transformismo e das políticas de reestruturação produtiva e de precarização do trabalho levadas a cabo no governo Lula. Além disso, pretende-se analisar as propostas de ação sindical defendidas pelas centrais no sentido de fazer frente ao quadro de mudanças em curso, mudanças essas que têm incidido diretamente tanto no plano da materialidade como na subjetividade das classes trabalhadoras. Assim, algumas indagações nos parecem pertinentes: o que tem levado as centrais sindicais a optarem por uma política de parceria e aproximação com o governo, em detrimento de uma linha mais conflitiva? O fenômeno da aproximação das centrais sindicais seria responsável pela acomodação política diante da ofensiva das empresas no tocante à reestruturação produtiva, à flexibilização e à precarização do trabalho? Dito de outra maneira, as centrais sindicais não estariam operantes frente à ofensividade do capital sobre o trabalho? 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Lima Soares, UFG/CAC

Professor do Departamento de História e Ciências Sociais da UFG/CAC, mestre em sociologia do trabalho pela Unicamp e doutor em sociologia pela UnB. Autor dos livros: Ensaios de sociologia do trabalho (Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011), Sindicalismo no ABC Paulista: reestruturação produtiva e parceria (Brasília: Universa, 2006), entre outros.

Downloads

Publicado

07-03-2016

Como Citar

Soares, J. de L. (2016). As centrais sindicais e o fenômeno do transformismo no governo Lula. Sociedade E Estado, 28(3), 541–564. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5837

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.