Velhice e analfabetismo, uma relação paradoxal:

a exclusão educacional em contextos rurais da região Nordeste

Autores

  • Marcos Augusto de Castro Peres Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), campus de Ilhéus ”“ BA. / Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Velhice, Analfabetismo, EJA, Política Educacional, Nordeste

Resumo

Este artigo procura analisar a relação entre velhice e analfabetismo na região Nordeste do Brasil, especialmente em duas áreas: o semiárido do Rio Grande do Norte e a zona cacaueira do Sul da Bahia. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, é na região Nordeste onde se verificam os maiores índices de analfabetismo do país. O problema do analfabetismo atinge principalmente as populações mais idosas, de cor negra e parda, do sexo feminino, e os residentes nas áreas rurais. A relação existente entre latifúndio e analfabetismo explica, em parte, a maior incidência desse problema na região Nordeste, onde há maior concentração de renda e também da propriedade rural. A inexistência, no Brasil, de políticas educacionais direcionadas à velhice e ao analfabetismo pode ser observada na ausência dessas questões nas leis específicas, como a LDB (da educação) e o Estatuto do Idoso (da velhice). Por fim, a compreensão da problemática sob a ótica da Sociologia representa contribuição teórica relevante para os estudos educacionais.

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Biografia do Autor

Marcos Augusto de Castro Peres, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), campus de Ilhéus ”“ BA. / Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998 e 2001). Mestre em Sociologia pela UNICAMP (2002). Doutor em Educação pela USP (2007), com estágio na Universidade de Montreal, no Canadá. É atualmente Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, campus de Ilhéus/BA, onde atua como docente e pesquisador na área de Sociologia da Educação. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política e Sociologia da Educação, trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: envelhecimento, políticas públicas, mercado de trabalho, analfabetismo, educação de adultos, educação do campo, educação popular e movimentos sociais. Possui várias publicações de artigos científicos em periódicos indexados (Padrão Qualis A e B), bem como de capítulos de livros.

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Publicado

23-02-2016

Como Citar

Peres, M. A. de C. (2016). Velhice e analfabetismo, uma relação paradoxal:: a exclusão educacional em contextos rurais da região Nordeste. Sociedade E Estado, 26(3), 31. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5622

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