Como os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas abordam as Fake News?: uma análise de coleções do PLND 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243901e51808

Palavras-chave:

Fake News, livros didáticos, CHSA, PNLD 2021

Resumo

O artigo abordou a presença do tema “fake news” em livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) aprovados no PNLD 2021, com foco nas coleções mais presentes nas escolas públicas brasileiras: Multiversos e Moderna Plus. De forma exploratória, descritiva e infométrica, empregou-se o programa Voyant Tools para analisar qualitativa e quantitativamente o número de ocorrências, o contexto e as correlações entre os termos relacionados à temática. Os resultados revelaram que o tema está presente nas duas coleções, com forte correlação entre notícias e fake news. Houve uma proximidade da temática com as áreas de Sociologia e Filosofia, mas com raras menções à produção científica com uma abordagem conceitual, o que impactou no aprofundamento da temática no ensino médio brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cristiano Bodart, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Marcelo Cigales, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (Unb).

Referências

BARBOSA, Inaê Iabel, OLIVEIRA, Amurabi. O “combate à ‘ideologia de gênero’” e o impacto sobre o ensino de Ciências Humanas Sociais. Acta Scientiarum. Education, v. 46, n. 1, p. 1-14, 2024.

BODART, Cristiano das Neves; ESTEVES, Thiago de Jesus; TAVARES, Caio dos Santos. Os(as) os(as) autores(as) dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD-2021 e suas relações com a Sociologia Escolar. Cadernos da Associação Brasileira de ensino de Ciências Sociais, v. 5, p. 89-162, 2021.

BODART, Cristiano das Neves; PIRES, Welkson. The place and role of school sociology in Brazil and the contemporary context of the rise of the extreme right. Journal of Social Science Education, v. 22, n. 1, 2023.

BOWELL, Tracy. Response to the editorial ‘Education in a post-truth world’. Educational Philosophy and Theory, v. 49, n. 6, p. 582-585, 2017.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo; ADÃO, Edilson; FURQUIM JR., Laercio. Multiversos Ciências Humanas. 6 volumes. Editora FTD, 2021.

BURITY, Joanildo. Conservative wave, religion and the secular state in post-impeachment Brazil. International Journal of Latin American Religions, v. 4, n. 1, p. 83-107, 2020.

CESARINO, Letícia. Identidade e representação no bolsonarismo. Revista de Antropologia, v. 62, n. 3, p. 530-557, 2019.

CIGALES, Marcelo; OLIVEIRA, Amurabi (2019). Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares. Revista Brasileira De História Da Educação, v. 20, n. 1.

ENGERROFF, Ana Martina Baron. A sociologia no Brasil, os livros didáticos e o direito: estudo a partir de Pontes de Miranda (1892-1979) e seu Manual de Sociologia Geral (1926). Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, Florianópolis, 2023.

EVANS, Ronald W. Education and the crisis of democracy: Trump and the rise of right-wing populism. Educação Unisinos, v. 26, p. 1-16, 2022.

GALLO, Silvio. Governamentalidade democrática e ensino de Filosofia no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 48-65, 2012.

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2018.

LEVY, Brett LM et al. Social studies education research for sustainable democratic societies: Addressing persistent civic challenges. Theory & Research in Social Education, v. 51, n. 1, p. 1-46, 2023.

MCINTYRE, Lee. Post-truth. MIt Press, 2018.

MISKOLCI, Richard. Batalhas morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizada. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MESSENBERG, Débora. A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros. Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, p. 621-648, 2017.

MICHETTI, Miqueli. Entre a legitimação e a crítica: as disputas acerca da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 35, p. 1-19, n. 102, 2020.

MISKOLCI, Richard. Batalhas morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizadora. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.

OLIVEIRA, Amurabi. Public Universities in Brazil Today: Fake News, Attacks on Autonomy and Bolsonarization. Revista de Sociología de la Educación-RASE, v. 16, n. 3, p. 263-277, 2023.

OLIVEIRA, Amurabi. Reading the world through the educational curriculum: The Social Sciences curriculum in Brazil in the context of the rise of conservatism. Bellaterra journal of teaching and learning language and literature, v. 14, n. 2, p 1-16, 2021.

PEREIRA, André; FUSCO, Wilson. A cidadania e a Sociologia no ensino médio. Cadernos de Estudos Sociais, v. 31, n. 2, p. 71-87, 2016.

PETERS, Michael A. Education in a post-truth world. Educational philosophy and theory, v. 49, n. 6, p. 563-566, 2017.

SANTAELLA, Lucia. A Pós-Verdade é verdadeira ou falsa? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.

SANTOS, Mário Bispo. Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino de Sociologia: em busca do mapa comum. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 40-59, 2012.

SILVA, Afrânio et al. Moderna Plus – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 6 volumes. Editora Moderna, 2021.

WIGHT, Colin. Post-truth, postmodernism and alternative facts. New Perspectives, v. 26, n. 3, p. 17-29, 2018.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, v. 28, p. 1287-1302, 2007.

Downloads

Publicado

16-08-2024

Como Citar

Oliveira, A., Bodart, C., & Cigales, M. (2024). Como os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas abordam as Fake News?: uma análise de coleções do PLND 2021. Sociedade E Estado, 39(01), e51808. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243901e51808