Diretrizes para autores(as)
Conformidade com a Ciência Aberta
Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
O periódico Sociedade e Estado expressa na sua política editorial o alinhamento com ciência aberta; aceita avaliar manuscritos depositados em servidores de preprints conhecidos; como Advance, OSFPreprints, SciELO Preprints e SocArxiv e requer a citação, referenciamento e declaração dos dados de pesquisas. O periódico em consonância com boas práticas de transparência editorial e ciência aberta, promove peer review informado dando a opção para que pareceristas e autores de comum acordo solicitem ou aceitem:
- publicação dos pareceres dos artigos aprovados com a identificação opcional dos pareceristas; e
- abertura mútua de suas identidades no processo de avaliação.
Os autores deverão enviar o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.
Ética na Publicação
Visando garantir uma política editorial comprometida com critérios éticos de publicação, que incentivam a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos enfaticamente que os autores sigam os seguintes passos antes de submeterem textos para a revista:
- Visitar o website do COPE, que contém informações sobre a ética em pesquisa para autores e editores;
- A submissão de um artigo na S&E implica que ele não tenha sido publicado total ou parcialmente como parte de livros ou em revistas e que não tenha sido enviado simultaneamente a outro periódico. Manuscritos em plataformas de preprint são considerados inéditos.
- Não são aceitos artigos que evidenciem plágio ou mais de 20% de autoplágio, sendo esses devidamente referenciados ao trabalho original. A S&E utiliza métodos de detecção de plágio por meio de softwares e plataformas, como é o caso da Turnitin. Questões de natureza ética e boas práticas acadêmicas devem ser observadas pelos/as autores/as, como explicitar as fontes de financiamento e a aprovação por comitês de ética das pesquisas geradoras dos artigos, quando for o caso. Declaração a este respeito é solicitada a autor/a(es/as) no ato da submissão;
- Os dados (que deverão estar sempre disponíveis para eventual consulta), análises e opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade dos autores(as).
- Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador envolvido por completo na pesquisa e na redação do artigo;
- Incluir todos os autores nos critérios de autoria do artigo
Foco e Escopo
O periódico Sociedade e Estado (S&E) publica artigos, sempre originais, grande parte inéditos e de importância em sociologia e áreas conexas, que visem contribuir teórica, metodológica e empiricamente com essas áreas do conhecimento. A S&E publicará trabalhos em português, preferencialmente, podendo também publicar em espanhol, francês e inglês, a critério do Conselho Editorial e das plataformas nas quais está indexada. As seguintes categorias de trabalhos podem ser publicadas como trabalhos avulsos, em seções específicas ou dossiês temáticos: Artigo Original, Ensaio, Comentário Crítico, Entrevista, Discurso, Resenha Crítica de Livros (sob consulta e aprovação da editoria), Tradução (apenas na plataforma OJS/PKP da UnB).
A Sociedade e Estado publica documentos de autor/a com titulação mínima de doutor/a. Não doutores/as podem ser coautores de artigos que tenha ao menos um doutor/a.
O Periódico Sociedade e Estado (S&E) publica artigos, sempre originais, grande parte inéditos e de importância em sociologia e áreas conexas, que visem contribuir teórica, metodológica e empiricamente com essas áreas do conhecimento. O Periódico SOCIEDADE E ESTADO publicará trabalhos em português, preferencialmente, podendo também publicar em espanhol, francês e inglês, a critério do Conselho Editorial e das plataformas nas quais está indexada. As seguintes categorias de trabalhos podem ser publicadas como trabalhos avulsos, em seções específicas ou dossiês temáticos:
Artigos Originais: Entende-se por artigo original aqueles que apresentam resultados de pesquisas empíricas e/ou teóricas capazes de comunicar uma investigação original. O artigo também pode descrever dados de pesquisa no texto disponibilizados em um repositório de dados. Não publicamos artigos que façam apenas revisões bibliográficas.
Ensaio: Entende-se como uma reflexão circunstanciada, com maior liberdade por parte do/a autor/a para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante. Não se entende que um ensaio se resuma a uma revisão bibliográfica, ainda que esta pode ser parte do texto.
Comentário Crítico: O seu objeto ou foco é outro artigo ou artigos publicados na revista S&E, isto é, um texto que comenta outro(s) artigo(s). O comentário crítico é solicitado pelos(as) editores(as) de S&E ou pelos/as organizadores/as de Dossiês. No entanto, autor(es)/a(s) podem sugerir a publicação de um Comentário Crítico, consultando previamente a editoria. Esta também poderá sugerir que, em caso de avaliações em aberto, um ou mais pareceres sobre um artigo submetido seja(m) publicado(s) na forma de Comentário Crítico.
Entrevista: A S&E publica entrevistas. Ao serem submetidas, a equipe editorial analisará a pertinência e o interesse de tal para a revista, podendo recusá-la ou aceitá-la. As entrevistas devem conter uma breve apresentação com uma sumária discussão teórica e referências bibliográficas.
Discurso: O discurso é um documento de uma fala ou uma apresentação oral de algum/a autor/a de grande relevância na área científica ou de tema inédito. A equipe editorial analisará a pertinência e o interesse de tal para a revista, podendo recusá-la ou aceitá-la.
Resenha Crítica de Livros: A publicação de resenhas está temporariamente suspensa. Em casos excepcionais, e após consulta prévia à Direção, a S&E poderá aceitar resenhas críticas de livros.
Tradução: A S&E aceita publicar traduções para o português de artigos originais escritos em outro idioma.
Dossiê: O periódico aceita publicar dossiês. Estes devem ser aprovados e acordados previamente pela Direção.
Dossiês
- Sociedade e Estado poderá intercalar dossiês com números de fluxos contínuos.
- O dossiê terá entre cinco e sete artigos, seguindo as especificações gerais de publicação da Sociedade e Estado aos/às autores/as.
- As propostas de dossiê serão recebidas por livre demanda pela Equipe Editorial, que avaliará sua pertinência à Revista.
- Os dossiês podem conter Artigos Originais, Ensaios, Comentários Críticos, Entrevistas, Discursos e Traduções (para traduções, ver o item “Regras para tradução de artigos”). Organizadores/as de Dossiês podem convidar outros/as autores/as para realizarem um Comentário Crítico de um ou mais artigos do Dossiê.
- Cada proposta deve conter sucinta discussão teórica do tema do dossiê, currículo do(a/s) proponente(s), resumo e abstract de cada artigo, bem como breve currículo de seus/suas autores/as. O(A/s) responsável(is) pelo dossiê deve(m) ser doutor(a/s) e possuírem reconhecida atuação acadêmica na área das Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia.
- Dentre o conjunto de artigos, pelo menos, dois deles devem ser em língua inglesa ou um em língua inglesa e um em língua espanhola. Além disso, eles devem ter duas/dois autoras/es com vinculação a instituições estrangeiras. O(A/s) responsável(is) pelo dossiê poderá/ão assinar apenas um artigo, preferencialmente em coautoria. A apresentação do dossiê ficará a cargo dele(a/s), devendo ser breve (de 08 a 10 páginas com referências), se ater à importância do dossiê e dos artigos que o compõem. Essa apresentação não está incluída no número de artigos do dossiê.
- Se aceita a proposta, o prazo de envio dos artigos completos será definido pela Sociedade e Estado. Cada manuscrito deverá ser submetido conforme as instruções dadas anteriormente, seguindo os mesmos procedimentos do fluxo contínuo. Na hora da submissão, o(s)/a(s) autores(as) deverá(ão) especificar que o manuscrito compõe um dossiê.
- Os/as organizadores/as dos Dossiês tornam-se automaticamente Editores Especiais durante o processo de tramitação e avaliação deles. Possíveis pareceristas para os artigos poderão ser sugeridos/as à Direção da Revista pelo(s) organizadores(as) dos Dossiês, mediante compromisso de sigilo sobre a autoria dos artigos por parte deles.
- Revisões especializadas dos artigos em língua inglesa ou em outras línguas estrangeiras poderão ser solicitadas ao/a (s) responsável(is) pelo dossiê.
- Cada artigo poderá ter a no máximo cinco coautores e a contribuição de cada autor deve ser especificada conforme o item “Contribuição dos Autores”.
Regras para tradução de artigos
S&E recebe proposta de tradução de artigos em fluxo contínuo, a qual deve vir acompanhada de justificativa sobre a sua relevância, credenciais do/a autor/a e da publicação original, apresentação do/a proponente e do/a tradutor/a. A tradução implica na responsabilidade do/a proponente em obter a devida autorização de direitos autorais, revisar a versão em língua portuguesa e prepará-la dentro da formatação da revista. Caso aprovada pela Equipe Editorial, a tradução será publicada apenas no portal de periódicos online da UnB, o Open Journal System (OJS/PKP).
Contribuição dos Autores
O periódico adota o sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy) que é mantido pela NISO. Assim, a S&E define 10 diferentes papéis ou funções de autoria, descritos como segue abaixo. No momento da submissão do artigo, o(s)/a(s) autor(es)/a(s) deve(m) especificar a função/papel de cada autor/a na produção do texto. Estes serão publicados junto ao documento, caso ele seja aprovado.
Conceitualização: ideias, formulação ou evolução de objetivos e metas abrangentes da investigação.
Curadoria dos dados: atividades de gestão no que respeita à produção de metadados, limpeza e manutenção de dados de pesquisa (incluindo código de software) para utilização inicial e reutilização.
Análise formal: aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.
Investigação: realização de um processo de investigação, executando especificamente as experiências e a recolha de dados/evidências.
Metodologia: desenvolvimento ou desenho da metodologia e/ou criação de modelos.
Administração do projeto: responsabilidade de gestão e coordenação pelo planeamento e execução das atividades de investigação.
Supervisão: responsabilidade de supervisão e liderança pelo planeamento e execução da atividade de investigação, incluindo orientação externa à equipa principal.
Validação: verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicabilidade geral dos resultados e das experiências e outros resultados de investigação.
Redação do rascunho original: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, redação específica do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
Redação: revisão e edição: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de pesquisa original, revisão crítica, comentário ou revisão, incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
Preparação do Manuscrito
- Para a submissão on-line, deve-se realizar as duas etapas a seguir:
- Preencher o formulário de apresentação e identificação disponibilizado no link https://forms.gle/vmdXtxh6U4GXUvMN7. Neste documento, serão fornecidos os seguintes dados: o título do artigo abrangendo até 100 caracteres com espaço, resumo e dados biográficos de cada autor/a (titulação acadêmica, cargo que ocupa no momento da submissão do artigo e publicações relevantes mais recentes, registro na plataforma Lattes e no Open Researcher and Contributor ID (ORCID), cidade, estado, país, gênero, cor/raça, data de nascimento, e-mail e a contribuição no artigo) e breve justificativa de pertinência temática do artigo à linha editorial da revista. Informações que revelem a autoria do texto e agradecimentos também podem ser incluídos aqui.
- Anexar o arquivo do documento principal, ou seja, a versão do manuscrito que será lido pelos avaliadores ad hoc. Este arquivo pode estar em formato .odt, .rtf, .doc ou .docx. Para submissões no sistema duplo-cego, o artigo deve ser enviado sem qualquer tipo de referência ou informações que possibilitem a identificação dos(as) autores(as), constando somente o título, o resumo, o texto e as referências bibliográficas. Figuras, tabelas e imagens devem ser enviadas em arquivos em separado, em formatos que possam ser editáveis. Para submissões de manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprints, não é preciso deixar o texto anônimo.
Formato de Envio dos Artigos
- Os textos submetidos devem ser inéditos e exclusivos durante o processo de avaliação na S&E. O manuscrito deverá ser apresentado em versão final, com correção ortográfica e gramatical no idioma correspondente e sem marcas de revisão. Os documentos Artigo Original e Ensaio deverão ter entre 40 mil e 60 mil caracteres (com espaço), incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas. Os documentos Comentário Crítico e Entrevista deverão ter entre 30 e 50 mil caracteres (com espaço), incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas. O documento Discurso deve conter entre 10 e 45 mil caracteres (com espaço), incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas. As resenhas, quando aprovadas pela editoria, devem ter entre 10 e 15 mil caracteres. Textos que ultrapassem esses limites serão devolvidos aos(às) autores(as) para adequação. O(s)/a(s) mesmo(s)/a(s) autor(es)/a(s) não poderá(ão) submeter mais de um artigo, mesmo que em coautoria, de forma simultânea à S&E.
- Os artigos devem ser submetidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5.
- Os artigos deverão vir acompanhados de um resumo em Português de até 150 palavras, com tradução em Inglês (abstract), que sintetize o(s) objetivo(s), métodos e principais conclusões. Também deverão trazer cinco palavras-chave em português e inglês (keywords), separadas por ponto e vírgula, bem como o título em inglês. Artigos em outros idiomas devem incluir esses mesmos elementos em português, inglês e na língua escolhida;
- As notas devem ser de natureza substantiva (não bibliográfica) e reduzidas ao mínimo necessário, não ultrapassando 850 caracteres com espaço (equivalente ao máximo de 7 ou 8 linhas). As menções a autores/as no correr do texto devem subordinar-se à forma (autor/a, data, página).
- Todos os trabalhos aprovados quando da sua publicação final no periódico Sociedade e Estado receberão seu Digital Object Identifier (DOI)
Ativos Digitais
- Os gráficos e tabelas devem ser acompanhados das respectivas planilhas que os originaram, em arquivo separado e editável, com indicação das unidades em que se expressam os valores e as fontes correspondentes. Imagens em alta definição não deve ser incluídas dentro do documento principal, podendo ser anexadas separadamente. Todos os gráficos e tabelas devem conter títulos e fontes. Em caso de elaboração própria, ainda assim citar qual a base ou fonte utilizada para a elaboração.
- As tabelas e gráficos deverão ser numerados (acompanhando a sequência em que são citados no texto) e confeccionados em Excel ou no próprio Word. Eles deverão ser enviados separados do arquivo de texto.
Citações e Referências
- As citações textuais aparecerão “entre aspas” no corpo do texto, quando inferiores a três linhas, e em novo parágrafo, com recuo, corpo 10, quando com três linhas ou mais. Citações devem ser traduzidas à língua de redação do artigo, seguidas normas da ABNT;
- As referências no corpo do texto devem vir no formato de autor-data, conforme o exemplo a seguir: (Felix, 2020, p. 48).
- As referências bibliográficas serão apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética pelo último sobrenome do/a autor/a, de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520, 2023). Exemplos:
- Em caso de livro:
FERNANDES, F. A sociologia numa era de revolução social. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1963.
- Em caso de artigo:
MARTINS, C. B. As universidades inglesas no contexto da metamorfose do ensino superior nas sociedades contemporâneas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 36, n. 106, p. e3610614, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/3610614/2021
- Em caso de capítulo em coletânea:
QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. Em: SANTOS, B. DE S.; MENESES, M. P. (Eds.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 73–117.
Em caso de teses:
VALENTE, J. Tecnologia, informação e poder: das plataformas digitais online aos monopólios digitais. Tese de Doutorado—Brasília, D.F.: Universidade de Brasília, 2019.
Documentos Suplementares
Preencher o formulário de apresentação e identificação disponibilizado.
Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta
Declaração de Financiamento
Os/às autores/as devem informar as fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), justamente com explicações sobre o papel dessas fontes. Estas informações podem ser adicionadas como nota de rodapé do artigo submetido.
Informações Adicionais
- Autores/as que participaram da Revista deverão observar o prazo de 24 meses entre a data da publicação do artigo e a nova submissão;
- Não serão permitidos acréscimos ou modificações por parte dos/as autores/as depois que os textos tiverem sido submetidos à Revista, a não ser nos casos solicitados pela editoria após avaliações por pares.
- Os trabalhos devem ser apresentados dentro do padrão culto do idioma nacional ou estrangeiro, podendo ser solicitado ao/à autor/a sua revisão por parte de profissional especializado/a.
- Autores(as) que submetem artigos à Revista assumem o compromisso de emitir pareceres. A Direção da revista se reserva o direito de não submeter à segunda etapa de avaliação (duplo parecer cego por pares) artigos cujos(as) autores(as) reiteradamente declinam a emissão de pareceres quando convidados pela Revista.
- Após os procedimentos de alteração e adequação dos artigos, seguindo as recomendações dos/das pareceristas, a Direção poderá recusar o artigo caso avalie que este não correspondeu as exigências necessárias para ser publicado.
- A responsabilidade da matéria publicada pelo periódico é exclusiva do/a autor/a, não expressando opinião da Direção, do Conselho Editorial ou do Conselho Honorário do Periódico.
Contato
Quaisquer dúvidas sobre o processo de submissão ou de avaliação de artigos podem ser elucidadas pelo e-mail: revistasol@unb.br.
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900
Brasília - DF - Brasil,
Tel. (55 61) 3107 1537
E-mail: revistasol@unb.br