Ensino de Física Utilizando Folhetos de Cordel: uma análise a partir do Iramuteq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.43918

Palavras-chave:

Iramuteq. Ensino de Física. Literatura de Cordel.

Resumo

Em 2018, a Literatura de Cordel foi reconhecida pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro e, esse tipo de folheto tem sido utilizadocomo recurso educador desde a sua origem no Nordeste brasileiro. Adicionado a isso, nos últimos tempos, a preocupação com o ensino de Física em nosso país tem se tornado mais intensa, haja vista que em 2013 houve a primeira seleção para o programa em rede de Mestrado Profissional em Ensino de Física. Diante disso, neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico, com o objetivo de investigar a relação existente entre os folhetos e o ensino de Física, em (i) periódicos que estivessem em língua portuguesa ou espanhola com estrato do Qualis Periódicos entre A1 e B3 na área de ensino, com base na avaliação do quadriênio 2013-2016 da Plataforma Sucupira, com recorte temporal no intervalo de 2011 a 2020 e, (ii) seis repositórios de anais de dois eventos nacionais de ensino de Física. Para análise, os trabalhos selecionados foram processados pelo programa computacional IRAMUTEQ, sendo realizadas a Classificação Hierárquica Descendente-CHD, a Similitude, a Nuvem de Palavras e a Análise Fatorial Correspondente – AFC. O corpusfoi elaborado a partir de 22 textos, dos quais extraiu-se 136 segmentos de textos (ST) e destes foram classificados 77,94% (106). Como resultado, a CHD gerou 3 classes distintas, sendo possível concluir que as publicações são pequenas em quantidade e divergem quanto à abordagem presente nesses textos. Além disso, nos trabalhos analisados foi possível verificar um compromisso em utilizar os folhetos como recurso didático, ou seja, algo mais prático. O estudo é considerado original por realizar a busca de artigos que versem sobre folhetos de cordel no ensino de Física e por ter utilizado IRAMUTEQ como ferramenta de análise.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Moreira, UFGRS

Licenciado e Mestre em Física, UFRGS/RS/Brasil . Doutor em Educação, Cornell University/USA. Professor de Física na UFRGS de 1967 a 2012. Pesquisador 1A do CNPq, em Educação, de 1989 a 2014. Interesse em ensino de ciências e teorias de aprendizagem. Publicou 280 artigos e 56 livros . Orientou 61 dissertações de mestrado e 60 teses de doutorado. Atualmente é docente em PPGs na UBU/Espanha, UERR/Boa Vista, RR e UNIVATES/Lajeado, RS.

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

GONÇALVES SILVA, André Flávio; MOREIRA, Marco Antonio. Ensino de Física Utilizando Folhetos de Cordel: uma análise a partir do Iramuteq. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 25–45, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i2.43918. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/43918. Acesso em: 21 dez. 2024.