ENSINO DE FÍSICA NO SÉCULO XXI

DESAFIOS E EQUÍVOCOS

Autores

  • Marco Antônio Moreira, Dr. Instituto de Física ”“ UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19959

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ensino para testagem. Aprendizagem mecânica. Aprendizagem significativa. Desafios e equívocos.

Resumo

A intenção dessa apresentação é chamar a atenção de professores de Física, pesquisadores em ensino de Física e físicos para desafios e equívocos no ensino de Física, no século XXI. O conhecimento físico é relevante para a cidadania. A Física está na base da maioria das tecnologias contemporâneas. No entanto, o ensino de Física, nos dias de hoje, baseia-se fundamentalmente em metodologias tradicionais centradas no professor, aborda conteúdos do século XIX e foca-se, principalmente, na preparação de estudantes para as provas. O resultado, bastante conhecido, é que os estudantes não gostam de Física , cursando-a apenas quando são obrigados e, então, seu objetivo resume-se a passar nos exames. Está mais do que na hora de repensar esse modo de ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

MOREIRA, Marco Antônio. ENSINO DE FÍSICA NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E EQUÍVOCOS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 80–94, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i3.19959. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/19959. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais da Primeira Escola Internacional em Ensino de Física