Ensaio sobre as inter-relações entre arquitetura escolar, cibercultura e ensino de Ciências: desafios e propostas para as juventudes da Geração Y

Autores

  • Marcello Ferreira
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho
  • Marcos Rogério Martins Costa
  • Khalil Oliveira Portugal
  • Luíza Morais Lima
  • Gabriel Pêra de Souza
  • João Vítor da Silva Rocha
  • Palton Lima Alves Universidade de Brasília
  • Henrique Minari Zanetti
  • Helena Célia de Souza Sacerdote

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i3.35431

Palavras-chave:

Arquitetura. Cibercultura. Ciências. Ensino.

Resumo

Há uma diversidade de recursos tecnológicos que podem contribuir para as inovações metodológicas no ensino de Ciências, mas é interessante observar o quanto é difícil a adoção de novas ideias. Tal dificuldade está presente nos processos de difusão e incorporação de inovações, mesmo que elas apresentem vantagens em relação à ideia vigente. Neste estudo, deseja-se estabelecer um confronto com o que é considerado tradicional no ensino de Ciências. Para tanto, o objetivo é investigar como a organização e a arquitetura do ambiente escolar podem favorecer a atenção e a concentração dos alunos, em uma perspectiva crítica e significativa. O arcabouço teórico deste ensaio é interdisciplinar, baseando-se nos estudos de Foucault (1999a; 1999b; 1999c), Lévy (1993), Vygotski (1988), Kaplan (1995), dentre outros. A metodologia adotada ancora-se em um estudo bibliográfico de caráter exploratório. Metodologicamente, o ensaio foi dividido em quatro partes: na primeira, discute-se a inteligência coletiva (LÉVY, 1993) e a zona de desenvolvimento proximal (VYGOTSKI, 1988); na segunda, aborda-se a articulação entre ensino de Ciências e tecnologias digitais; na terceira, trata-se da arquitetura no processo de aprendizagem; e, na quarta, lançam-se duas propostas de ambientes de aprendizagem: a sala de aula articulada e o espaço de colaboração. Como ensaio, as contribuições deste estudo estão voltadas para a exploração e a discussão de temas recentes (ADORNO, 1994), trazendo, como mote, estudos que possam lançar contribuições teóricas possíveis de ulterior aplicação.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

FERREIRA, Marcello et al. Ensaio sobre as inter-relações entre arquitetura escolar, cibercultura e ensino de Ciências: desafios e propostas para as juventudes da Geração Y. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 1–29, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i3.35431. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/35431. Acesso em: 17 jul. 2024.

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