O impacto do Covid-19 nos passeios escolares
um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
DOI:
https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.47141Palavras-chave:
passeios escolares, Covid-19, aprendizagem, ensino remoto, pandemiaResumo
O objetivo deste artigo é discutir os passeios escolares durante a pandemia de Covid-19. Realiza um estudo qualitativo com os coordenadores de escolas da rede pública de ensino fundamental na Região Administrativa de Planaltina-DF. Devido ao cenário restritivo de isolamento social, a pesquisa foi realizada por contato telefônico. Os resultados indicam que os passeios escolares antes da pandemia eram ferramentas educativas, caracterizadas como um método de ensino que contribuía para a vivência, socialização e cultura fora da sala de aula. A pandemia tornou mais evidente a desigualdade social e o aumento da evasão escolar, o que dificultou a realização do ensino remoto. No período, alternativas foram empregadas, como o uso de ilustrações de atrativos turísticos. Contudo, a internet de má qualidade dos alunos tornou a realização dessa dinâmica mais prejudicada.
Downloads
Referências
Akbulut, O. (2018). Teachers' perceptions about school trips: The case of Fethiye District. Electronic Turkish Studies, 13 (27) p._ .
Akinci, Z. & Kasalak, M. A. (2016). What Kind of Tourism Education Must Schools Offer? International Journal on Lifelong Education and Leadership, 2 (2), p. 13-21.
Александровна, M. П; Анатольевна. B. P. (2016). ПАТРИОТИЧЕСКОЕВОСПИТАНИЕМЛАДШИХШКОЛЬНИКОВ. ПОСРЕДСТВОМТУРИСТКО-КРАЕВЕДЧЕСКОЙДЕЯТЕЛЬНОСТИ. Center for Scientific Cooperation “Interactive plus”. 3 (3), p. 3-6.
Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70.
Beni, C.M. (2020). Turismo e Covid-19: Algumas Reflexões. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade. 12(3), p. 1-23. DOI http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v12i3a02
Canto, O.J. (2020). Pandemia, cambio climático y turismo:acciones para lo imediato y para lo próximo. Turismo pos-Covid-19. 1 (1), p.11.
Cardano, M. (2017). Manual de Pesquisa Qualitativa: A contribuição da teoria da argumentação. Editora Vozes, p. 9.
Cardoso, R.H. (2014). Turismo pedagógico: uma viagem rumo ao conhecimento. X Anped Sul. 3, ( 2), p. 1-20, out.
Carvalho, F.I. & Treviso, C.V. (2021). A desigualdade social e suas implicações no sistema educacional. Cadernos de Educação. 1 (1) p.3.
Coelho, F.M. & Mayer, F.V. Gestão de Serviços Pós-Covid: O que se pode aprender no setor turismo e viagens? Revista Eletrônica Gestão & Sociedade. 19 (3) , p.16
Ernst, C. & Mourelo, L.E. (2020). El Covid-19 y el mundo deltrabajo em Argentina: impacto y respuestas de política. Organizácion Internacional del Trabajo. 7 (1), p.4.
Fernandes, F.C.W.M. & Pereira, C.C.Y. (2017). Turismo e Educação: Turismo nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do municípios de Fortaleza no estado do Ceará. Turismo – Visão e Ação. 19 (3), p.5.
Fonseca, S.R.Y. (2014). Turismo pedagógico em escola pública: uma atividade ao auxílio da educação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Faculdade de Turismo. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
Freire. P. (2020). Pedagogia da Autonomia. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra.
Freire, L.L., Costa. H. & Bouças, D. (2022). Negócios sociais do turismo na pandemia: crise, respostas estratégicas e perspectivas de futuro. Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade. 4 (2) p.30.
Galegos, A. P. & Coaguila, Silvia P. S. R. (2018). Influencia de la visita a atractivos turísticos en la concepción del turismo escolar como herramienta educativa de los estudiantes de 4to grado de la Facultad de Educación de la Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa 8, Tesis, Universidad Nacional de San Agustín, Arequipa, Peru, p. 1 - 197
G1. Turismo mundial respira, mas sem retornar o nível de antes da pandemia. Turismo e Viagem. (2022). Recuperado de https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2022/05/12/turismo-mundial-respira-mas-sem-retomar-o-nivel-de-antes-da-pandemia.ghtml. Acesso em 02/12/2022. Acesso: 12/05/2022
Gong, J., Detchkhajornjaroensri, P. & Knight, D. W. (2019). Responsible tourism in Bangkok, Thailand: Resident perceptions of Chinese tourist behaviour. International Journal of Tourism Research, 21 ( 2), p. 221
Masseron, Q.C. (2020). A educação básica em época de pandemia. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação. 5 (1), p.1.
Moura, S.F. L. (2019). As práticas pedagógicas nas escolas inseridas no contexto de pobreza e de desigualdade social: desafios educacionais a serem alcançados. 2019. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Pegagógia. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Perinolto, C.R.A. (2008). Turismo pedagógico: uma ferramenta para educação ambiental. Caderno Virtual de Turismo. 8 (1), p.3.
Pimentel, M.T. (2017). Passeio Escolar Turístico: Na perspectiva da formação para cidadania. 2017. Pós-Graduação em Turismo (Mestrado em Turismo) – Universidade de Brasília, Brasília.
Pololikashvili, Z. (2020). COVID-19 and Transforming Tourism. United Nations. TurismGeographies.. 18 (4), p.6.
Rátz, T. Michalkó, G.& Keszeg, R. (2020). Educational tourism and nation building: Cross-border school trips in the Carpathian Basin. Hungarian Geographical Bulletin, 69 ( 1), p. 57-71.
Santa, A. & Gomes, A. (2020). Os impactos da Covid-19 nas agências operadoras de turismo no Brasil: Tendências e perspectivas. p.4.
Sessa, B.C. & Leite, F.D. (2020). Das recentes crises econômicas á crise da Covid-19.Revista IFES ciência. 6 (1), p. 2- 6.
Silva, A. L. (2017a). Reflexões sobre a prática turística e pedagógica na construção do processo de aprendizagem por meio do passeio escolar. Pós- Graduação (Dissertação ao Mestrado Profissional em Turismo). Universidade de Brasília. Brasília.
Silva, D.R. (2017b). O Turismo e a Hospitalidade do setor hoteleiro no contexto da pandemia do Covid-19. Revista Turismo&Cidades. v. 2, edição especial, p.2.
Silva, H.A. & Fossá, T. I. M. (2015). Análise de Conteúdo: Exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualits@sRevistaEletrônica. 17(1), p.5.
Silva, F. P. & Sousa, M. E. (2017). Educação Ambiental e Turismo Educacional na Região da Chapada Diamantina–BA. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, 3 ( 8), p. 304-316.
Siqueira, B.E., Muller, L. & Silva, L.T. (2022). Tecnologia e Sustentabilidade: Caminhos do turismo pós-pandemia. Revista Augustus. 31 (58), p. 3-11.
Souza, M. C. da C. (2021). O Estado e o turismo no Brasil: análise das políticas públicas no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 15(1), 2137. https://doi.org/10.7784/rbtur.v15i1.2137
United Nations World Tourism Organization (UNWTO, 2021). The Economic Contribution of Tourism and the Impact of COVID-19. Recuperado de https://www.e-unwto.org/doi/10.18111/9789284423200.
Wakeford, S. & Orams, M. B. (2019). Holiday in Cambodia: Perceived effects of a New Zealand high school international field trip on students. New Zealand Geographer, 75 (1) p. 34-41.
World Tourism Organization (2021). The Economic Contribution of Tourism and the Impact of Covid-19, preliminary version, UNWTO, Madrid, DOI: https://doi.org/10.18111/9789284423200.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.