Confiança como dispositivo para a retomada do turismo pós-COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i1.35263Resumo
O presente texto pretende apresentar a proposição teórico-conceitual ‘confiança’, como dispositivo sinalizador potencial, para a retomada do turismo pós-COVID-19. A estratégia metodológica utilizada é a Cartografia de Saberes (Baptista, 2014), que é dividida em quatro diferentes trilhas: a trilha dos saberes pessoais, a trilha dos saberes teóricos, a trilha da usina de produção e trilha da dimensão intuitiva da pesquisa. Para esse texto, além da abordagem teórica, optou-se por analisar relatórios de tendências e de consumo das empresas Kantar, WGSN e Opinion Box, realizados durante o início da pandemia, com o intuito de identificar informações que se relacionem com as diferentes dimensões da confiança e perspectivas sobre o futuro do turismo. Como resultados preliminares, os sujeitos, nesse momento, demonstram demandas, principalmente, relativas à dimensão afetiva da confiança. Demandas relacionadas à dimensão cognitiva também se mostram presentes na expectativa de adaptação dos provedores de serviços básicos, assim como, turísticos.
Palavras-chave: COVID-19; confiança; turismo.
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