Turismo, Transporte Aéreo e Hospitalidade:

Aproximações, Distanciamentos e Enfrentamentos à Pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.39266

Palavras-chave:

Turismo; Transporte Aéreo; Hospitalidade; LATAM; Covid-19;

Resumo

Dialoga com os preceitos do Turismo, dos Transportes Aéreos e da Hospitalidade, percebendo-os como indissociáveis para a prática turística. Desta forma, observou como um grupo de usuários e de funcionários do transporte aéreo percebem a hospitalidade nesse setor. A metodologia utilizada foi a qualitativa, norteando-se por formulários a um grupo de clientes e de funcionários e de entrevista semiestruturada a um empregador do setor aeroviário. Ademais, fez-se um paralelo com o cenário atual de pandemia mundial da Covid-19, com o intuito de perceber possíveis novas configurações relacionadas à hospitalidade. Para tanto, analisou-se, a partir do site oficial da companhia aérea LATAM, como a mesma tem se adaptado às mudanças, bem como as respectivas avaliações de clientes sobre os protocolos da empresa, relatados na plataforma TripAdvisor. Como principais resultados, observou-se que a hospitalidade, o turismo e os transportes aéreos têm aproximações e distanciamentos e que estes são percebidos e influenciam na tomada de decisões dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Gestão de Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Litoral, participou como bolsista pela Fundação Araucária do projeto de Iniciação Científica Turismo e Infância, fase I - um olhar para as crianças ilhéus paranaenses e fase II - a criança enquanto turismo, sendo que também foi monitora pelo Programa de Iniciação à Docência subordinado a  Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD). Aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como comissária de voo e formada como auxiliar de programação em computadores e de informática, atualmente trabalha com inventário de conteúdo online na operadora de turismo Best Way Trips (BWT).

Elizabete Sayuri Kushano, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Cultura e Turismo (UESC). Bacharelado em Turismo (UFPR). Professora efetiva da UFPR Setor Litoral.

Referências

Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (2021, 03 de março). Painel de Indicadores do Transporte Aéreo 2018. Recuperado de https://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de-transporte-aereo/paineis-anos-anteriores/painel-2018.

Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (2021, 03 de março). Painel de Indicadores do Transporte Aéreo 2019. Recuperado de https://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de-transporte-aereo/painel-de-indicadores-do-transporte-aereo.

Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo, SP: SENAC/SP.

Camargo, L. O. L. (2004). Hospitalidade. São Paulo, SP: Aleph (Coleção ABC do Turismo).

Camargo, L. O. L. (2007). A Pesquisa em Hospitalidade. Santos: XXX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação.

Chon, K. S., & Sparrowe, R. T. (2003). Hospitalidade: conceitos e aplicações. Trad. Ana Beatriz de Miranda e Silva Ferreira. São Paulo, SP: Thomson.

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 6a. ed.

Guaracy, T. (2003). O sonho brasileiro: como Rolim Adolfo Amaro criou a TAM e sua filosofia de negócios. São Paulo, SP: Girafa Editora, 4ª. ed.

Kaperaviczus, A. F. (2015). A Evolução da Hospitalidade na Aviação: do Voo do “Jahú” aos Tempos atuais de Competição entre Empresas Tradicionais e “Low-cost” (Dissertação de Mestrado). São Paulo, SP: Universidade Anhembi Morumbi.

Lashley, C., & Morrison, A. (2004). Em busca da Hospitalidade: Perspectivas para um Mundo Globalizado. São Paulo, SP: Editora Manole.

Latam Airlines (2021, 06 de março). LATAM. Recuperado de https://www.latamairlines.com/br/pt.

Ministério da Saúde (2020, 31 de agosto). O que é Covid-19. Recuperado de https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca.

Ministério do Turismo (2020, 17 de março). Turismo Responsável: Selo Turismo Responsável Segurança para o consumidor e Incentivo para o turismo brasileiro. Recuperado de http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/.

Monteiro, M. G. (2006). As Relações entre Hospitalidade e Turismo: Análises e Perspectivas dos Ambientes em que ocorrem. V SeminTUR - Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul.

Organização Pan-Americana de Saúde (2021, 05 de março). Folha informativa Covid-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Recuperado de https://www.paho.org/pt/covid19.

Page, S. (2001). Transporte e turismo. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Bookman.

Palhares, G. L. (2001). Transporte aéreo e turismo: gerando desenvolvimento econômico. São Paulo, SP: Aleph.

Pakman, E. T. (2014). Sobre as definições de turismo da OMT: uma contribuição à história do pensamento turístico. Fortaleza, CE: Universidade do Estado do Ceará.

Roná, R. (2002). Transportes no Turismo. São Paulo, SP: Manole.

Santos, A. J. N. (2007). Hospitalidade e Serviços a Bordo de Aeronaves: O Caso da Azul Linhas Aéreas. São Paulo, SP: Universidade Anhembi Morumbi.

Silva, O. V., & Parra, C. S. (2010). Turismo Doméstico e Modal Aeroviário: A contribuição dos voos Charters. São Paulo, SP: Revista Científica Eletrônica de Turismo, ano VII, n. 13.

Silva, O. V., & SANTOS, R. C. (2009). Trajetória Histórica da Aviação Mundial. São Paulo, SP: Revista Científica Eletrônica de Turismo, ano VI, n. 11.

Sobrinho, W. P. (2020, 31 de agosto). Covid-19: 1 doente contagia 6, e casos podem dobrar em 3 dias, diz estudo. Saúde: Uol. São Paulo, SP. Recuperado de https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/10/covid-19-1-doente-contagia-6-e-casos-podem-duplicar-em-3-dias-diz-estudo.htm.

Torres, J. C. S. (2016). A hospitalidade nos aeroportos: Aeroporto Internacional Tom Jobim (Trabalho de Conclusão de Curso). Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense.

TripAdvisor (2021, 13 de março). LATAM Airlines. Recuperado de https://www.tripadvisor.com.br/Airline_Review-d10290698-Reviews-LATAM-Airlines.

Downloads

Publicado

29-01-2023

Como Citar

Oliveira, L. G. de, & Sayuri Kushano, E. (2023). Turismo, Transporte Aéreo e Hospitalidade:: Aproximações, Distanciamentos e Enfrentamentos à Pandemia da Covid-19. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 10(2), 191–204. https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.39266

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.