Os Museus de Ciência e a Comunicação com o Público Turístico em Tempos de Pandemia

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Palavras-chave:

Turismo, Museus de Ciência, Comunicação Científica, COVID-19, Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso

Resumo

A relação entre o homem e os museus remonta à Grécia Antiga, quando eram Templos das Musas. Desde então, os museus evoluíram, mas mantiveram-se como espaços voltados ao conhecimento. Com o desenvolvimento do turismo, tornaram-se atrativos culturais, elevando as visitas. Entre suas tipologias, os museus de ciência destacam-se por comunicar conhecimentos científicos ao público. Durante a pandemia de COVID-19, com o isolamento social e o fechamento de museus, essas instituições adaptaram-se às redes sociais, como o Instagram, para manter contato e divulgar informações científicas confiáveis. Este estudo analisou as publicações dos perfis do Museu de Microbiologia e do Museu de Astronomia e Ciências Afins durante a pandemia, utilizando teorias semióticas e discursivas. Observou-se que o Museu de Microbiologia se destacou na comunicação científica, enquanto o Museu de Astronomia enfrentou mais desafios em atingir o público leigo.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

da Encarnação Sá Guimarães, G., & Estelita Godoy Waizbort, K. (2025). Os Museus de Ciência e a Comunicação com o Público Turístico em Tempos de Pandemia. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 13(1), e-56700. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/56700

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