Sobre a Revista

COMPOSIÇÃO TÉCNICA DA REVISTA CENÁRIO

Sistema  (SEER) OJS

A revista Cenário é uma publicaçao de acesso aberto que utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas na Universidade de Brasília e que recentemente foi customizado com base no Open Journal Systems (OJS), um sistema orientado pela filosofia de gerar acesso gratuito aos resultados de pesquisas, facilitando maior intercâmbio global de conhecimento. 

Em sua nova versão, o SEER atua em parceria com o Open Researcher and Contributor ID (ORCID), um sistema que possui como finalidade conectar pesquisas e pesquisadores de todo o mundo e que permite uma identificação digital personalizada para cada autor.

Suas principais finalidades são: a) indicar ao leitor a fonte exata da citação, para acesso rápido e imediato, de preferência ao texto completo; b) fornecer elementos para citação/indexação automática; c) eliminar problemas de homônimos e diversidade de entradas e grafias de nomes para mesmo autor. 

Nesse sentido, para a submissão de artigos ou resenhas na revista Cenário, ao realizar o cadastro será necessário que, anteriormente, os autores adquiram, se já não possuírem, o seu identificador ORCID. Para obtê-lo entre na seguinte link: 

https://orcid.org/register - e realize o seu cadastro gratuitamente. 

Fontes de consulta utilizadas e recomendadas para mais informações:

http://periodicos.unb.br/ojs311/

http://eventos.ibict.br/index.php/sispub/SISPUB2017/paper/viewFile/54/29

https://orcid.org/

Política de Acesso Livre (Open Access)

Este periódico oferece acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização internacional do conhecimento. Por isso,  a Cenário não aplica taxas, sejam elas para submissão, avaliação, publicação, visualização ou downloads dos artigos.

 

Protocolo OAI  Revista Cenário

https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai

 

Indexação

 Cenário está catalogada no Latindex, DOAJ, Google Scholar, PKP Index, Sumários.Org, Diadorim, WorldCat, CIRC, EZB, Periódicos de Turismo, Periódicos CAPES, RCAAP, Crossref, Livre.

 

Arquivamento

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para  preservação e restauração. Saiba mais...

 

 Foco e Escopo

A revista Cenário  é uma revista associada ao Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasilia  e tem como missão construir um espaço simbólico de publicização de pesquisas, debates, teorias e métodos críticos na busca de um Epistemologia do Sul que seja descolonizadora sobre as compreensões dos fenômenos sociais como o Turismo, o Lazer,  Hospitalidade e  Gastronomia e suas dinâmicas sobre os territórios.

 

Fluxo e periodicidade

A revista Cenário é um publicação de fluxo contínuo de trabalhos inéditos, com foco em estudos interdisciplinares em Turismo, Lazer, Hospitalidade e Gastronomia. 

Idiomas

O periódico aceita originais em Português (Brasil e Portugal), Inglês, Italiano, Espanhol e Francês.

Objetivos

Para melhor compreender o foco e escopo do periódico elencamos aqui seus objetivos:

  • Contribuir para o aprimoramento da aprendizagem, bem como do ensino e pesquisa em Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia;

  • Colaborar na formação de pesquisadores  para o debate interdisciplinar  do Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia;

  • Publicar e difundir trabalhos de cunho científico em Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia de pesquisadores e profissionais;

  • Incentivar  iniciação científica, pesquisa  no Centro de Excelência em Turismo da UnB e estimular  criação e desenvolvimento dos Grupos de Pesquisa;

  • Apoiar e promover, sempre que possível, eventos que possam resultar em material significativo para  revista, desde que haja participação direta de  estudantes no evento e que haja comissão científica responsável.

Público alvo

 O público alvo do periódico consiste em docentes, discentes, pesquisadores e profissionais das áreas do Turismo, Lazer, Hospitalidade e Gastronomia.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Submissões abertas

Indexado

Avaliado pelos pares

Resenhas

Submissões abertas

Indexado

Avaliado pelos pares

Editorial

Submissões abertas

Indexado

Avaliado pelos pares

 

Processo de Avaliação pelos Pares

1-Triagem

Os textos submetidos ao periódico são triados pelos editores que examinam  adequação do trabalho as normas, ao seu foco e escopo e o potencial para publicação. Os editores também verificam a  possível existência de plágios por meio do software anti plagiarismo, de acordo com as políticas anti plágio e sua conduta ética estabelecidas (ver links).

2-Encaminhamento

Os artigos submetidos são encaminhados para Dupla Avaliação Cega por Pares (Double Blind Peer Review) e o processo de arbitragem fica documentado nos arquivos da revista Cenário em sua sede no Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília. 

3-Processo de Avaliação 

A avaliação pelos pares ocorre da seguinte forma:

A- Editor Chefe elege pelo menos 2  membros do Conselho Científico que terão até 21 dias, a  partir do envio, para concluir  avaliação.

B- Havendo  aprovação, o artigo é encaminhado para a revisão, normalização e publicação.

C- Havendo revisão de forma e conteúdo, o autor terá 15 dias para devolução. Uma vez recebido os artigos revisados pelo autor inicia - se o processo de normatização e diagramação e publicação.

D-Os casos omissos são decididos pelo conselho editorial.