Sobre a Revista

Missão

Construir um espaço simbólico de publicização de pesquisas, debates, teorias e métodos críticos na busca de uma Epistemologia do Sul que seja descolonizadora sobre as compreensões dos fenômenos sociais como o Turismo, o Lazer, a Hospitalidade e a Gastronomia e suas dinâmicas sobre os territórios.

Breve Histórico

A proposta originária da Cenário nasce em 2013 no seio do grupo de pesquisadores do Programa Pós-Graduação em Turismo, do Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília. Resultado do debate estabelecido sobre a importância de publicizar as pesquisas realizadas na área de concentração do programa como ampliar o impacto das produções expressas pelas dissertações de mestrado produzidas. Soma-se a essas intenções o pequeno número de periódicos existentes na área de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia que desse vazão as inúmeras produções científicas realizadas no Brasil. No ano de 2017 a Cenário já havia percorrido um caminho de consolidação tendo publicado 9 volumes sem descontinuidade e foi avaliada pelo Qualis CAPES 2015 como B3. Desde 2018, o periódico amplia seu percurso na publicização científica interdisciplinar em Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia e tem buscado agregagar profissionais de diferentes países Latinoamericanos e de outras partes do mundo.

Foco e Escopo

A Cenário é uma publicação semestral de trabalhos inéditos, com foco em estudos interdisciplinares em Turismo, Lazer, Hospitalidade e Gastronomia. 

O periódico aceita originais em Português (Brasil e Portugal), Inglês, Italiano, Espanhol e Francês.

Objetivos:

  • Contribuir para o aprimoramento da aprendizagem, bem como do ensino e pesquisa em Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia; 

  • Colaborar na formação de pesquisadores  para o debate interdisciplinar  do Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia;

  • Publicar e difundir trabalhos de cunho científico em Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia de pesquisadores e profissionais;

  • Incentivar a iniciação científica, pesquisa  no Centro de Excelência em Turismo da UnB e estimular a criação e desenvolvimento dos Grupos de Pesquisa;

  • Apoiar e promover, sempre que possível, eventos que possam resultar em material significativo para a revista, desde que haja participação direta de  estudantes no evento e que haja comissão científica responsável;

 O público alvo do periódico consiste em docentes, discentes, pesquisadores e profissionais das áreas do Turismo, Lazer, Hospitalidade e Gastronomia.

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos ao periódico são triados pelos editores que examinam a adequação do trabalho ao seu foco e escopo e o potencial para publicação. Os editores também verificam a possível existência de plágios por meio do software CopySpider.

Os artigos submetidos são encaminhados para Dupla Avaliação Cega por Pares (Double Blind Peer Review) e o processo de arbitragem fica documentado nos arquivos da Cenário em sua sede no Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília. 

A avaliação pelos pares ocorre da seguinte forma: O sistema avisa ao Editor Chefe, por e-mail e automaticamente, a submissão do novo artigo. Editor  Chefe  avalia  a  coerência  do  artigo  submetido (conteúdo, normas e objetivo) e submete ao programa antiplagio. Se   aprovado, continua   o   fluxo, se   reprovado   é devolvido ao autor. Editor Chefe elege pelo menos 2 colaboradores para avaliar o artigo membros do Conselho Científico que terão até 21 dias, a partir do envio, para concluir a avaliação. Não havendo resposta dos avaliadores indicados em até 7 dias, via sistema, outro avaliador será indicado. Após 21 dias o Editor Chefe deverá ter o resultado da avaliação. Havendo uma aprovação e uma reprovação será solicitada uma terceira avaliação de outro colaborador. Com   as   duas   aprovações,   ou reprovações será  encaminhado os documentos com pedidos de revisão ou reprovação. O autor terá 15 dias para devolução. Uma vez recebido os artigos revisados pelo autor inicia - se o processo de normatização e diagramação, cabendo ao Editor   Chefe   encaminhar o   artigo ao   Comitê Técnico que   ter á 15   dias   para   entrega   do   texto revisado e dentro das normas para aprovação da versão final. Transcorrido este prazo (normatização + diagramação + prova final) e estando dentro da previsão de  novo número, o mesmo será publicado junto à BCE - UnB

 

Periodicidade

Semestral. 

 

Política de Acesso Livre (Open Access)

Este periódico oferece acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização internacional do conhecimento. Por isso, a Cenário não aplica taxas, sejam elas para submissão, avaliação, publicação, visualização ou dowloads dos artigos.

 

Protocolo OAI da Revista Cenário

https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai

 

Indexação

A Cenário está catalogada no Latindex, DOAJ, Google Schoolar, PKP Index, Sumários.Org, Diadorim, WorldCat, CIRC, EZB, Periódicos de Turismo, Periódicos CAPES, RCAAP, Crossref, Livre.

 

Arquivamento

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Redes Sociais

Instagram: @revistacenario_unb

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