Turismo responsável e eventos:

uma análise sobre a responsabilidade no Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (fica) - Goiás/go

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v7i12.21188

Palavras-chave:

Turismo. Eventos. Turismo Responsável. Sustentabilidade.

Resumo

Diante das discussões sobre responsabilidade e do papel dos eventos no turismo, o presente trabalho propõe analisar de que forma as dimensões do Turismo Responsável podem contribuir para o planejamento, realização e gestão da realização de eventos de forma responsável. Para essa análise é tomado como objeto de estudo o XVIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) que acontece no município de Goiás/GO. Buscou-se analisar as possibilidades práticas responsáveis no turismo a partir do XVIII FICA. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, utilizando-se do levantamento bibliográfico e documental, observação e entrevistas aplicadas aos visitantes/participantes e gestores do Evento. Foi possível constatar que o Evento utiliza termos relacionados a questões ambientais e sustentáveis, mas de fato não realiza ações de forma responsável. Não considera o seu real sentido e utiliza-se do termo apenas como forma de divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Donária Coelho Duarte, Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Brasília onde leciona na graduação no Curso Gestão de Agronegócios UnB - Unidade Planaltina e no Mestrado do Centro de Excelência em Turismo (CET). É membro do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Lets/UnB) e membro do Grupo de Pesquisa Produção, Consumo, Turismo e Sustentabilidade do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB (CDS/UnB - Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq). Coordena o Núcleo de Estudos sobre Turismo Responsável, Acessível e Sênior (Netras - All). Sua área de atuação inclui os seguintes temas: turismo acessível, turismo sênior e turismo responsável.

Kezya Silva Coelho Lima, Universidade de Brasília

Mestre em Turismo (CET/UnB), Especialista em Gestão de Empreendimentos Turísticos e Eventos (2014) pelo SENAC Goiânia e Turismóloga pelo IFG (2013). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Eventos. Foi professora responsável por uma disciplina no curso online de Eventos do IFGoiano (2016) e atuou como pesquisadora na Universidade de Brasília. Na rede privada foi instrutora de treinamento durante 3 anos e também supervisora de operações numa multinacional de contact center. Após esse período foi Consultora de Eventos em uma agência de viagens em Goiânia. Atualmente se dedica ao estudo do Turismo com foco em Gestão e Eventos Sustentáveis. Atualmente atua na área de eventos em empresa privada e como consultora para realização de eventos principalmente com foco em sustentabilidade.

Publicado

2019-06-24

Como Citar

Duarte, D. C., & Lima, K. S. C. (2019). Turismo responsável e eventos:: uma análise sobre a responsabilidade no Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (fica) - Goiás/go. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território, 7(12), 73 - 89. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v7i12.21188

Edição

Seção

Artigos