Relações entre cultura organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho no setor hoteleiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revcenario.v10i1.44556

Palavras-chave:

cultura organizacional, qualidade de vida no trabalho, hotelaria

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar as características da cultura organizacional como uma ferramenta para práticas de qualidade de vida no trabalho do setor hoteleiro. Foi utilizado roteiro semiestruturado e aplicada a técnica de análise de conteúdo em entrevistas com as coordenadoras de Recursos Humanos de dois hotéis da cidade de Goiânia - GO, sendo estes uma rede nacional e uma rede internacional. Os resultados revelaram que o nível de gerenciamento e operações das redes hoteleiras induzem às diretrizes de gestão de pessoas e suas aplicações na rotina dos funcionários. Conclui-se que o perfil de cultura organizacional mais favorável às boas práticas de QVT é aquele em que os artefatos e valores definem a sistematização do trabalho e influenciam na percepção positiva dos funcionários acerca da qualidade de vida no trabalho.

 

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Biografia do Autor

Ana Luiza de Albuquerque Tito, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Bacharel em Turismo (UNP), Especialista em Administração e Organização de Eventos (SENAC/CEATEL-SP). Rua Professor Joaquim Santiago, 256, apto 1102, Expedicionários, CEP: 58041-030. NATAL/RN, Tel: (084) 996091906,UFRN,analuiza.tito@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0003-3805-3194

 

Joana D`'arc Rita Kássia de Lara Barbosa Guedes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda de Gestão em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada no curso de Bacharelado em Turismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Experiência profissional com ênfase em Hotelaria. Atuou como docente das instituições SENAI e SENAC –MT em cursos de Qualificação profissional na área de Turismo e Gestão pelo PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.  Rua Bariri, 169. Bairro: Lagoa Azul, Conj. Guamoré, CEP: 59135-200, NATAL, RN, Tel: (84)994059162,UFRN,kassia.guedes.003@ufrn.edu.br

https://orcid.org/0000-0002-8858-2310

Adriana Melo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Turismo (UFRN), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdades Integradas Olga Meetig (2005), em Gestão Ambiental voltada para Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2009), em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2012) e em Gestão e Docência em Educação a Distância – UFSC/IFMG (2013), graduada em Turismo pela Faculdade Visconde de Cairu (2004). Atualmente é professora titular do quadro permanente. Rua Ancilas do Menino Jesus, n° 12e, Castelo Branco, CEP: 41315-024.SALVADOR-BA, Tel: (71)991115276. UFRN, adrianamelo@ifba.edu.br

https://orcid.org/0000-0002-2996-2305

 

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós- Doutora em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Docente do Departamento de Turismo (DETUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

https://orcid.org/0000-0003-2434-6981

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Publicado

12-12-2022

Como Citar

de Albuquerque Tito, A. L., Rita Kássia de Lara Barbosa Guedes, J. D. ., Melo Santos, A. ., & Fernandes Ferreira, L. V. (2022). Relações entre cultura organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho no setor hoteleiro. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 10(1), 135–150. https://doi.org/10.26512/revcenario.v10i1.44556

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