Turismo e Ilheidade:

um olhar para crianças residentes da vila de encantadas, na Ilha do Mel (Paranaguá - PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v7i12.25516

Palavras-chave:

Turismo. Crianças. Ilheidade. Infância. Ilha do Mel (PR).

Resumo

Este estudo buscou o olhar de crianças ilhéus sobre as práticas turísticas na região onde vivem, contribuindo para a reflexão sobre a humanização do turismo, conhecendo o cotidiano, a cultura e os sentimentos de ilheidade a partir da perspectiva de crianças residentes, desvelando como elas se relacionam com o turismo em seu lugar-território. A abordagem utilizada foi etnográfica, realizada a partir de observações in loco, de questionários e entrevistas aplicados a estudantes do 5º ano de uma escola pública da Vila de Encantadas, na Ilha do Mel e de entrevista com a professora responsável pela referida turma. Os resultados apontaram que as crianças pesquisadas tinham sensível conhecimento sobre o lugar onde viviam, possuíam identidade ilhéu e observavam o turismo como benéfico para os moradores locais; porém, sentiam os impactos em seu cotidiano e no ambiente natural que os cercavam. Já a professora, entendia que a atividade turística não influenciava as crianças e não alterava seus cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Gomes de Oliveira, UFPR

Graduada em Gestão de Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Litoral, participou como bolsista pela Fundação Araucária do projeto de Iniciação Científica Turismo e Infância, fase I - um olhar para as crianças ilhéus paranaenses e fase II - a criança enquanto turismo, sendo que também foi monitora pelo Programa de Iniciação a Docência subordinado à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).
Aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como comissária de voo e formada como auxiliar de programação em computadores e de informática, atualmente trabalha com inventário de conteúdo online na operadora de turismo Best Way Trips (BWT).

Elizabete Sayuri Kushano, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Bacharelado em Turismo com ênfase em Planejamento Turístico (UFPR), Especialização em Turismo e Meio Ambiente (UNESPAR), Mestrado em Cultura & Turismo (UESC) e Doutorado em Geografia (UFPR). Atualmente é Professora Adjunta III do Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da UFPR, Setor Litoral e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Turismo pela UFPR.

Downloads

Publicado

26-07-2019

Como Citar

Oliveira, L. G. de, & Kushano, E. S. (2019). Turismo e Ilheidade:: um olhar para crianças residentes da vila de encantadas, na Ilha do Mel (Paranaguá - PR). Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 7(12), 25–41. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v7i12.25516

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.