La frontera cultural de Weber en organismos públicos de promoción turística

caso México-Alemanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i1.36224

Palavras-chave:

Weber; turismo; burocracia; competitividade

Resumo

Este documento apresenta os resultados da pesquisa sobre o impacto da cultura burocrática organizacional nos processos de atendimento e nos níveis de atenção aos operadores turísticos locais, pelos órgãos públicos de promoção do turismo. Procurou-se dar uma resposta à valorização da cultura do trabalho na organização administrativa destas organizações sob o modelo burocrático weberiano, visto que a validade deste modelo é questionada numa área tão dinâmica como a prestação de serviços turísticos, onde a procura de resposta às necessidades do mercado, eles excedem os limites da ação burocrática administrativa. Parte-se da premissa de que o trabalho burocrático, no campo do turismo, é um paradigma da ineficiência, uma vez que o mercado opera em uma cultura de competitividade e se distancia de uma cultura burocrática (weberiana).

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Biografia do Autor

Miguel Esteban Valenzuela Robles, Universidad Autónoma de Baja California

Dr. Miguel Esteban Valenzuela Robles

Universidad Autónoma de Baja California

e-mail:  valenzuela.miguel@uabc.edu.mx

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6406-2508

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Publicado

29-01-2021

Como Citar

Valenzuela Robles, M. E. (2021). La frontera cultural de Weber en organismos públicos de promoción turística: caso México-Alemanha. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 9(16), 43–55. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i1.36224

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