Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação BioHotel
DOI:
https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v13i1.56550Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar a personalidade da marca hoteleira BioHotel, segundo a Brand Personality Scale (BPS) de Jennifer Aaker (1997), desenvolvida com a proposta de identificar os traços identitários de marcas em diferentes segmentos, incluindo hotéis. A associação de hotéis verdes denominada BioHotels atuou como participante desta pesquisa na análise e determinação da personalidade da marca hoteleira, na qual foram investigados cinco BioHotels na Alemanha. A pesquisa tem abordagem quali quanti do tipo descritiva e exploratória e usou-se como forma de coleta de dados o questionário elaborado segundo as dimensões do instrumento da pesquisa. Na análise do material obtido, após uma verificação individual e conjunta dos dados, observou-se que das cinco dimensões do BPS (Sincerity, Excitement, Competence, Sophistication e Ruggedness), apenas quatro foram aceitas para o resultado, uma vez que três dos cinco hotéis indicaram não possuir qualquer atributo vinculado com a dimensão Robustez. O mesmo aconteceu com traços de baixa representatividade de qualquer uma das dimensões. Para fins de conclusão, apenas as dimensões Sincerity, Excitement, Competence e Sophistication e alguns de seus respectivos traços, foram identificados pelos cinco BioHotels formulando a personalidade da marca verde. Sugere-se que mais trabalhos no âmbito da personalidade de marca na hotelaria sejam considerados para futuras pesquisas, sobretudo, nas marcas do segmento sustentável.
Downloads
Referências
Aaker, D. (1998). Marcas Brand Equity: gerenciando o valor da marca (10ª ed.). São Paulo: Negócio Editora.
Aaker, J. L. (1997). Dimensions of brand personality. Journal of Marketing Research,34(3), 347-356.
Aaker, J., Benet-Martínez, V., & Garolera, J. (2001). Consumption symbols as carriers of
culture: A study of Japanese and Spanish brand personality constructs. Journal of
Personality and Social Psychology , 81(3), 492-508. https://encurtador.com.br/lqMdg
Alberton, A., & Costa Jr, N. C. A. (2007). Meio ambiente e desempenho econômico-
financeiro: Benefícios dos sistemas de gestão ambiental (SGAs) e o impacto da ISO
nas empresas brasileiras. RAC-Eletrônica, 1(2), 153-171.
Azoulay, A., & Kapferer, J. N. (2003). Do brand personality scales really measure brand
personality? Journal of Brand Management.
Brito, C. (2010). Uma abordagem relacional ao valor da marca. Revista Portuguesa e
Brasileira de Gestão, 9(1-2).
Celestino, A. M. (2016). A importância do marketing verde nas estratégias de marcas
sustentáveis (Trabalho de conclusão de curso). Instituto Federal de São Paulo, Campos Guaraguatatuba.
Constanza, R., & Daly, H. E. (1992). Natural capital and sustainable development. Conservation Biology.
Dias, R. (2014). Marketing ambiental: Ética, responsabilidade social e competitividade nos
negócios (2ª ed.). São Paulo: Atlas.
Elliott, R., & Percy, L. (2007). Strategic Brand Management. Oxford: Oxford University Press.
Fernandes, E. M., & Oliveira, M. A. (2014). Tecnologia verde na hotelaria: Seus reflexos e
entendimentos em um hostel carioca. Congresso Nacional de Excelência em Gestão.
Gerhardt, T., & Silveira, D. (Orgs.). (2009). Métodos da pesquisa. Porto Alegre: Editora da
UFRGS.
Kapferer, J. N. (1992). Strategic Brand Management: New Approaches to Creating and
Evaluating Brand Equity. London: Kogan Page.
Keller, K. L. (1993). Conceptualizing, measuring, and managing customer-based brand
equity. Journal of Marketing, 57(1), 12-22.
Krzyzsczak, F. R. (2016). As diferentes concepções de meio ambiente e suas visões.
Revista de Educação do IDEAU, 11(23).
Litvin, X., Yen, C., & Uysal, M. (2016). An examination of brand personality in economy hotel segment: Common and differentiating factors. Tourism Travel and Research
Association: Advancing Tourism Research Globally, 52.
Mattar, F. N. (2012). Pesquisa de marketing (5ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Minayo, M. C. (Org.). (2001). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade (18ª ed.).
Petrópolis: Vozes.
Muniz, K. M., & Marchetti, R. Z. (2012). Brand personality dimensions in the Brazilian
context.Brazilian Administration Review, 9(2), 168-188.
Paiva Neto, A., & Ferreira, L. V. F. (2017). Personalidade de marcas em hotéis: Um ensaio
teórico. Revista Turismo & Desenvolvimento, 27/28.
Paiva Neto, A. (2017). Personalidade de marca em meios de hospedagem (Dissertação de
Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Petroski, T. A. B., Baptista, P. P., & Maffezzolli, E. C. F. (2013). Personalidade de cidades e
marketing de lugares. Revista Turismo em Análise, 24(1).
Pinho, J. B. (1996). O poder das marcas (3ª ed.). São Paulo: Summus Editorial.
Pontes, N. G., & Parente, J. G. (2008). Personalidade de marca: Como se mede?
EnANPAD, Rio de Janeiro.
Prodanov, C., & Freitas, E. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (2ª ed.). Novo Hamburgo: Universidade Feevale.
Queiroz, O. (Org.). (2006). Turismo e ambiente: Temas emergentes. São Paulo:
Alínea.
Roberts, K. (2004). Lovemarks: O futuro além das marcas. São Paulo: M. Books do Brasil.
Schlemper, P. F., Barbosa, J. S. B., & Nascimento, M. F. (2015). Gestão de marcas verdes
no setor hoteleiro. Revista Mix Sustentáv el, 1(1).
Sweeney, J., & Brandon, C. (2006). Brand personality: Exploring the potential to move from
factor analytical to circumplex models. Psychology & Marketing.
Takenada, E. M. M., Campos, R. M., & Teixeira, G. K. (2011). Marketing verde e sua
contribuição nas organizações. Fórum Ambiental da Alta Paulist a, 7(11).
Töpke, D. R., Vidal, M. P., & Soares, R. (2011). Hotelaria sustentável: Preocupação com a
comunidade local ou diferencial competitivo? Revista Observatório de Inovação do
Turismo, 6(3).
Yasin, B., Jamontaite, K., Ahmedova, S., & Akin, M. S. (2017). The relationship between
hotel brand personality and customer loyalty. Journal of Tourismology, 3(1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.