Competitividade das PME no âmbito de um sistema de ligação em rede e de diferenciação de produtos
Caso dos caminhões de alimentos em Ciudad Juárez, Chihuahua, México
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v6i10.18898Palavras-chave:
caminhões alimentar, cooperação, redes de negócios, a competitividade.Resumo
A pesquisa mostra o modelo de negócio de venda de comida feita na hora de um veículo que pode ser mobilizada para si ou motor também conhecido como Truks Food (FT), sob a tendência das instalações ou estacionamento de vários destes, no mesmo comercial praça de alimentação oferta gourmet. O trabalho demonstra a importância da cooperação e relação entre estas pequenas e médias empresas (PME) em Ciudad Juarez, Chihuahua (CJS) e sua tendência para a rede abrigo de um regime de colaboração. Depois de se referir a alguma base teórica para a competitividade e redes, os resultados preliminares em que destaca as relações que surgem entre empresas e partes interessadas, mostrando as principais considerações para o trabalho sob este modelo de rede são apresentados, bem como os aspectos da apresentação, qualidade e produtos de imagem, tais como factores de diferenciação para a obtenção de melhorias competitivas. Além disso, uma série de recomendações a considerar a região como uma unidade de análise são desenvolvidas.
Downloads
Referências
ANCHEYT, C., y MORALES, F. La cadena de mango en Tapachula: conglomerados, redes y ventajas competitivas. Revista de Geografía Agrícola, Núm. (38), 2007. 71-83. Recuperado de <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=75703807>.
ANDRADE, J. Wikipedia: Una experiencia mundial de trabajo colaborativo. Enl@ce: Revista Venezolana de Información, Tecnología y Conocimiento, Vol. 2(2), 2005. 81-86. Recuperado de http://clacso.redalyc.org/articulo.oa?id=82320207.
BARRERA, A; BACA, J; SANTOYO, H; y REYES, J. Propuesta metodológica para analizar la competitividad e redes de valor agroindustriales. Revista Mexicana de Agronegocios, Vol. 17(32), 2013. 231-244. Recuperado de <http://www.redalyc.org/pdf/141/14125584007.pdf.>.
CHIPOCO, S.; OCOLA, R; PERALES, J; RAMOS, D; VALLEJOS, K. La Chabuca: Lanzamiento del formato foodtruck para venta de sánguches en Miraflores. 2015. Tesis de Maestría, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas. Recuperado de <http://repositorioacademico.upc.edu.pe/upc/bitstream/10757/620741/1/LA+CHABUCA+LANZAMIENTO.pdf>
DIEZ, J. Organizaciones, redes, innovación y competitividad territorial: el caso Bahía Blanca. REDES-Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, Vol. 14(3), 2008. Recuperado de http://www.raco.cat/index.php/Redes/article/viewFile/115236/144110
ESSER K., W. HILLEBRAND, D. MESSNER, y J. MEYER-Stamer. Competitividad sistémica: Nuevo desafío a las empresas y a la política. Revista de la CEPAL. No. 59. Santiago, Chile. 1996. p. 39 ”“ 52.
GARCÃA, M., J. El fenómeno de los food trucks: potencialidad y el marco legal en buenos aires. Eudmednet. 2015
JIMÉNEZ A, R. Las alianzas estratégicas como gestión empresarial: El caso de México. 2000. <http://ciberconta.unizar.es/LECCION/alianza/INICIO.HTML. > (Noviembre de 2004).
LÓPEZ, CERDÁN C. Redes empresariales: Experiencia en la región andina. 2003
MARTÃNEZ, A. La diferencia de productos: una breve nota. Entramado, Vol. 1(2), 2005. 34-47. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/2654/265420471005.pdf.
RUIZ, A. F. La Asociatividad en las PYMEs. 2001. <http://www.gestiopolis.com/canales/economia/articulos/20/asociatividad.htm>. (Noviembre de 2004)
THOMPSON, B. (s.f.). The Chuck Wagon. Obtenido de American Chuck Wagon Association: http://americanchuckwagon.org/chuck-wagon-history.html
WEBER, D. The Food Truck Handbook: Start, Grow and Succeed in the Mobile Food Business. Hoboken, New Jersey, United States: John Wiley & Sons, Inc. 2012.
Sitios web consultados
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.