Hospitalidade nas redes sociais:

o CCBB Brasília como anfitrião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v6i10.18907

Palavras-chave:

Hospitalidade. Redes sociais. CCBB Brasília. Turismo. Análise do discurso.

Resumo

A sociedade contemporânea é marcada pela comunicação desenvolvida nas redes e mídias sociais. Nas páginas eletrônicas do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no site e no Facebook, a informação veiculada transforma-se em convite.

A hospitalidade, portanto, permeia o vocabulário utilizado, que enaltece, ao mesmo tempo, anfitrião e visitante a tal ponto que o conviva sente-se à vontade para também convidar outros para adentrar naquele espaço dedicado às artes.

Este artigo, por meio da análise do discurso, debruça-se sobre o relacionamento do Centro com clientes e não-clientes de seu mecenas. Observa-se que a instituição tem, nesse direito  milenar  de  receber e ser recebido, uma  ferramenta  eficaz  para

estabelecer e renovar laços sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelaide Cristina Nascimento de Oliveira, Universidade de Brasília

A autora é Mestre pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (MG). Possui artigos em publicações nacionais e internacionais. Atuou como produtora cultural e assessora de imprensa de diversos projetos, além de ter trabalhado como jornalista em jornal impresso e em emissoras de rádio.

Referências

ARENDT, H. A condição humana. 10ª. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 15ª. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2009.

OLIVEIRA, A. C. N. D.; BARROSO, E. P. Estudos do discurso no contexto do CCBB Brasília: A materialização de um símbolo financeiro em um símbolo cultural. Revista Marketing e Tourism Review, Belo Horizonte (MG), v. 1, n. 2. 2016. Acesso em: 29 de julho de 2017.

BANCO DO BRASIL. Banco do Brasil inaugura o CCBB Belo Horizonte. Portal Banco do Brasil, 2013. Disponivel em: <http://www.bb.com.br/portalbb/page118,3366,3367,1,0,1,0.bb?codigoNoticia=38673>. Acesso em: 26 de abril de 2015.

BOTTON, A. D.; ARMSTRONG, J. Arte como terapia. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. 3ª ed. rev. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.

CAMARGO, L. O. D. L. Apresentação à edição brasileira: O estudo da hospitalidade. In: MONTANDON, A. (org.). O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Senac, 2011. p. 13-30.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura (vol.1). São Paulo: Paz & Terra, 2013.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Guia para formação e utilização de espaços culturais. Rio de Janeiro: CCBB, 1997.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001, 2008 (reimpressão). reimpressão, 2008.

FOUCART, C. Thomas Mann: idealização da vida burguesa. In: MONTANDON, A. (org.). O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Senac, 2011. p. 957-967.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 23ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

GASTAL, S.; MOESCH, M. M. Turismo, Políticas Públicas e Cidadania. São Paulo: Aleph, 2007.

GOTMAN, A. Marcel Mauss: uma estação sagrada da vida social. In: MONTANDON, A. (org.). O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Senac, 2011. p. 73-81.

GRASSI, M.-C. Hospitalidade: Transpor a soleira. In: MONTANDON, A. (org.). O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na históra e nas culturas. São Paulo: Senac, 2011. p. 45-53.

LIMA, I. R.; ALLAN, R. Paula Sayão fala em entrevista sobre sua administração do CCBB. Correio Braziliense, Brasília, 10 jun. 2012. <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2012/06/10/interna_diversao_arte,306465/paula-sayao-fala-em-entrevista-sobre-sua-administracao-do-ccbb.shtml. > Acesso em: 03 out. 2015.

MINISTÉRIO DA CULTURA. Salicnet. Ministério da Cultura, s/d. Disponivel em: <http://sistemas.cultura.gov.br/salicnet/Salicnet/Salicnet.php>. Acesso em: 03 out. 2015.

MONTANDON, A. Introdução: Definições. In: MONTANDON, A. (org.). O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Senac, 2011. p. 41-43.

NEVES, R. M.; ALEXANDRE, L. Consumo da hospitalidade na hiper realidade pós-moderna. III CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro - Administração, São Paulo, 24 a 26 nov. 2006. p.1-10.

OLIVEIRA, A. C. N. D.; BARROSO, E. P. Estudos do discurso no contexto do CCBB Brasília: A materialização de um símbolo financeiro em um símbolo cultural. Revista Marketing e Tourism Review, Belo Horizonte (MG), v. 1, n. 2. 2016. Acesso em: 29 de julho de 2017.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: Princípios & procedimentos. 11ª. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

PRINCE, N. Fantástico: a hostilidade posta em arte. In: MONTANDON, A. (org.). O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Senac, 2011. p. 855-861.

SCHIFFRIN, D. Definitions of Discourse. In: ______ Approaches to Discourse. Oxford: Blackwell Publishers, v. 1997 (reimpressão), 1994. p. 20-43. reimpressão, 1997.

SILVA, D. E. G. D. Metáforas sob a lupa da Análise de Discurso Crítica. In: SILVA, D. E. G. (org.). Língua, Gramática e Discurso. Goiânia: Cânone Editorial, 2006. p. 161-178.

SMOLIAROVA, T. Arquitetura: artefato de boas-vindas. In: MONTANDON, A. (org.). O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Senac, 2011. p. 439-451.

THE ART NEWSPAPER. Visitor Figures 2013: Museum and exhibition attendance numbers compiled and analysed. The Art Newspaper - Special Report, abril 2014. ISSN 256. Disponivel em: <http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/TheArtNewspaper2013_ranking.pdf>. Acesso em: 21 de abril de 2015.

THE ART NEWSPAPER. Visitor Figures 2014: The grand totals: exhibition and museum attendance numbers worldwide. The Art Newspaper - Special Report, London, p. 15, abril 2015. ISSN 267. Disponivel em: <http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/04/TheArtNewspaper_Ranking2014.pdf>. Acesso em: 21 de abril de 2015.

THE ART NEWSPAPER. Visitor Figures 2015. The Art Newspaper - Special Report, 2016. Disponivel em: <http://theartnewspaper.com/reports/visitor-figures-2015/>. Acesso em: 27 de julho de 2017.

URRY, J. O olhar do turista: Lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Editora Studio Nobel: Sesc, 1996. Reimpressão em 2001.

VICÁRIA, L. Ministério do Turismo. Ministério do Turismo. Disponivel em: <http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/5695-lazer-%C3%A9-a-principal-motiva%C3%A7%C3%A3o-do-estrangeiro-que-visita-o-brasil,-revela-estudo.html>. Acesso em: 07 de dezembro de 2015.

VIEIRA, M. E. D. M. Distinção, cultura de consumo e gentrificação: O Centro Cultural Banco do Brasil e o mercado de bens simbólicos. Brasília, fevereiro 2006. In. Tese apresentada ao Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília/UnB como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor.

YÁZIGI, E.; CARLOS, A. F. A.; CRUZ, R. D. C. A. D. Turismo: espaço, paisagem e cultura. 1ª. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Nascimento de Oliveira, A. C. (2018). Hospitalidade nas redes sociais:: o CCBB Brasília como anfitrião. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território, 6(10), 42 - 56. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v6i10.18907

Edição

Seção

Artigos

Most read articles by the same author(s)