Determinantes da fidelização do turista internacional no Brasil

Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil

Autores

  • Vinicius Rocha Biscaro Universidade de São Paulo - USP
  • Paulo Henrique Assis Feitosa Professor Doutor (MS-3, RDIDP) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (CRP- ECA/USP). https://orcid.org/0000-0002-2388-7543

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i3.37625

Palavras-chave:

Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística.

Resumo

A fidelização de destinos turísticos tem importância estratégica tanto para a tomada de decisão empresarial como para formulação de políticas públicas com relação a sua competitividade. Por meio de um estudo empírico com dados da pesquisa de turismo receptivo do Ministério de Turismo do ano de 2013, o artigo avaliou as variáveis que determinam a fidelização de turistas internacionais no Brasil. Foram tratadas como variáveis relacionadas à fidelização a intenção de retorno ao país e o número de visitas ao Brasil realizadas pelos turistas estrangeiros, com aplicação das técnicas estatísticas regressão logística e regressão linear simples respectivamente. Observou-se que a variáveis relacionadas à motivação e satisfação do turista explicam o comportamento da fidelização, o que reforça os resultados encontrados em outros estudos internacionais que abordaram o tema.

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Biografia do Autor

Vinicius Rocha Biscaro, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Estatística (IMECC/Unicamp) e Bacharel em Turismo (ECA/USP); Mestrando em Ciências do Desenvolvimento do Turismo (EACH-USP). CV lattes: http://lattes.cnpq.br/2083810939495542 . E-mail: vinicius.biscaro@usp.br . Orcid: 0000-0001-8996-5631

Paulo Henrique Assis Feitosa, Professor Doutor (MS-3, RDIDP) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (CRP- ECA/USP).

Graduado em Ciências Econômicas (2006) e Mestre em Economia (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Doutor em Teoria Econômica (2017) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor Doutor (MS-3, RDIDP) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (CRP- ECA/USP).

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Publicado

13-09-2021

Como Citar

Rocha Biscaro, V., & Assis Feitosa, P. H. (2021). Determinantes da fidelização do turista internacional no Brasil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 9(3), 323–338. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i3.37625

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