FUNDAMENTOS, PRESSUPOSTOS E ALGUNS CAMINHOS NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA A AQUISIÇÃO

Auteurs-es

  • Renan Kenji Sales Hayashi Universidade de Brasília
  • Verónica Andrea González Universidade de Brasília

Mots-clés :

Ensino e aprendizagem de LE, Aquisição de L2, Abordagem Comunicativa.

Résumé

O presente artigo desenvolve uma discussão sobre a possibilidade de o professor agir na sala de aula de certas maneiras para aumentar as chances de aquisição dos aprendentes. Para tanto, apresentamos brevemente abordagens que norteiam o processo de ensino de uma L2 para, em seguida, desenvolvermos consistentemente conceitos de Aprendizagem e Aquisição de L2 e algumas características dos ambientes aquisitivos. Como o professor prepara o ambiente para a aquisição? Essa é a pergunta guia deste trabalho de pesquisa bibliográfica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 4ª Ed, 1993.
___________________. Raízes do ensino comunicativo de línguas. In: Revista HELB, Vol. 3, no. 3, 2009. Disponível em www.helb.org.br. Acesso em: maio de 2012.
___________________. Formação de Professores de Língua Estrangeira: Alguns Alinhamentos para Apoiar o Processo. Universidade de Brasília. Mimeo, 2013.
___________________. Ensinar uma nova língua para a aquisição. In: ALMEIDA FILHO, J.P.A. Fundamentos de Abordagem no ensino de PLE e de Outras Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
ALMEIDA FILHO, J. C. P & BARBIRATO, R. C. Ambientes comunicativos para aprender Língua Estrangeira. In: Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas: Editora da Unicamp, (vol. 36): 23-42, Jul./Dez.2000.
ELLIS, R. Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 3ª edição, 1998.
FONTÃO DO PATROCÍNIO, E. M. Os bastidores do processo de ensino/ aprendizagem: uma análise de abordagem de ensino em sala de aula de LE. Revista Letras, vol. 10 nº 1 e 2, Campinas: PUCCAMP, 1991.
GARDNER, R. C. & LAMBERT, W. Attitudes and Motivation in Second Language Learning. Rowley, MA: Newbury House Publishers, 1972.
GLOSSÁRIO DE LINGÜÍSTICA APLICADA (Projeto GLOSSA). Glossário digital de termos da Área de Aquisição e Ensino de Línguas. Programa de Pós-Graduação em
Linguística Aplicada da UnB, Brasília/DF. Disponível em: www.glossario.sala.org.br. Acesso em: maio de 2012.
KRASHEN, S. D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.
LONG, M. H. Native speaker / non-native speaker conversation and the negotiation of comprehensible input. Applied Linguistics, Vol. 4, 1983, pp.126-141.
___________________. Input and second language acquisition theory. In S. M. Gass & C. G. Madden (Eds.). Input in second language acquisition, pp. 377-393. Rowley, MA: Newbury House,1985.
MACKEY, A. & ABBHUL, R. Input and Interaction. In: SANZ, C. Mind and Context in Adult Second Language Acquisition: Methods, Theory, and Practice. Georgetown University Press: USA, 2005.
PRABHU, N.S. Second Language Pedagogy. Oxford: Oxford University Press, 1987.
___________________. O esforço do aprendiz na sala de aula de língua. Tradução final de José Carlos Paes de Almeida Filho, concluída em novembro de 2013 a partir de contribuições
iniciais de Zenaide Moschini Granini e Gislaine Botezelli Franzini em 2004. In SADTANI, Eugenius. Language Acquisition and the Second/Foreign Language Classroom. RELC,
Singapore, 1991.
___________________. A dinâmica da aula de língua. Revista Contexturas, nº 5. São Paulo. 2000/2001.
RICHARDS, J. C. & RODGERS, T.S. Approaches and Methods in Language Teaching: a Description and Analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
RICHTER, M. G. Ensino de Português e Interatividade. Santa Maria:UFSM, 2000.
SATELES, L. M. D & ALMEIDA FILHO, J. C. P. Breve Histórico da Abordagem Gramatical e seus Matizes no Ensino de Línguas no Brasil. In Revista HELB, Vol. 4, no. 4,
2010. Acesso www.helb.orq.br.
SKEHAN, P. Second Language Acquisition strategies and task - based learning. London: Thames Valeey Press Univesrsity, pp. 1-31, 1992

Téléchargements

Publié-e

2015-10-03

Comment citer

HAYASHI, Renan Kenji Sales; GONZÁLEZ, Verónica Andrea. FUNDAMENTOS, PRESSUPOSTOS E ALGUNS CAMINHOS NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA A AQUISIÇÃO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 18, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9621. Acesso em: 21 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.