Educação em Língua Inglesa e decolonialidade: reflexões e práticas no contexto universitário
DOI :
https://doi.org/10.26512/1677-9797X2026e57528Mots-clés :
Educação em Língua Inglesa, Decolonialidade, Currículo universitário, Práticas pedagógicasRésumé
O ensino de Língua Inglesa em cursos de Letras frequentemente reproduz uma visão hegemônica que pode reforçar a dominação cultural anglófona. No contexto universitário, especialmente no 6º período de um curso de Letras de uma universidade estadual no interior de Goiás, surge a necessidade de reavaliar e transformar tais práticas pedagógicas à luz dos princípios de decolonialidade. Este artigo explora as reflexões e práticas relacionadas à decolonização da educação em Língua Inglesa, destacando como essas abordagens podem ser implementadas no currículo universitário para promover uma educação mais inclusiva e equitativa. Através de uma análise crítica das práticas educativas vigentes e das experiências de docentes e discentes, o estudo investiga como a perspectiva decolonial pode influenciar o ensino de línguas, abordando aspectos como a diversidade cultural, a revisão dos conteúdos curriculares e a adaptação de metodologias pedagógicas. O objetivo é evidenciar as possibilidades e desafios enfrentados na implementação dessas práticas, oferecendo insights sobre a construção de um ambiente acadêmico mais plural e reflexivo. Este artigo contribui para a discussão sobre a necessidade de uma abordagem crítica no ensino de Língua Inglesa, fornecendo recomendações para uma educação que valorize e respeite a diversidade cultural e linguística, e promovendo uma mudança significativa na formação de futuros educadores.
Téléchargements
Références
CADILHE, Alexandre. Fabricando paraquedas coloridos: linguística aplicada, decolonialidade e formação de professores. Raído, v. 14, n. 36, p. 56-79, 2020.
CANAGARAJAH, Suresh. Translingual practice: global Englishes and cosmopolitan relations. New York: Routledge, 2011.
LANDER, Enrique. Educação e descolonização: uma perspectiva crítica. São Paulo: Cortez, 2015.
MIGNOLO, Walter. The darker side of western modernity: global futures, decolonial options. Durham: Duke University Press, 2011.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. O que é Linguística Aplicada. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 2015.
PENNYCOOK, Alastair. Global Englishes and Transcultural Flows. Routledge, 2007.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Revista Cultura e Política, São Paulo, n. 2, p. 19-36, 2000.
SUSSEKIND, Maria Luiza. As (im) possibilidades de uma base comum nacional. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 03, p. 1512-1529, 2014.
TAGATA, William Mineo. Letramento crítico, ética e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, n. 3, p. 379-403, 2017.
WALSH, Catherine. Decolonising the curriculum. London: Routledge, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Desempenho 2026

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



