REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA GRAMÁTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE NÍVEL AVANÇADO
Keywords:
grammar as a skill, course book, EFL teaching activities.Abstract
The aim of this work is to analyze the role of grammar in an English course book for advanced students. We intend to consider the proposal of the book while we evaluate four activities in which grammar is used, verifying these activities according to theories that state grammar as a skill (Batstone, 1994 e Larsen-Freeman, 2003).
Downloads
References
__________ Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2005.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; OLIVEIRA, M. E. C.; LUCAS, P. O. How to teach Grammar in the study of English as a foreign language?. Versão Beta. Número 18, 2003.
BATSTONE, R. Grammar. Oxford University Press: 1994.
COSTA, L.P. Uso de um exame internacional de proficiência em língua inglesa para crianças no ensino fundamental brasileiro / Leny Pereira Costa. -- Campinas, SP : [s.n.], 2009.
LARSEN-FREEMAN, D. Teaching Language: From Grammar to Grammaring. 1st Edition. Michigan: Heinle Elt, 2003.
LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 13-38.
LEITE, Tânia A. A seleção do material didático para o ensino de língua inglesa. Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Itajaí, 2003.
LIGHTBOWN, P.M. & SPADA, N. Form-focused Instruction: Isolated or Integrated? In: TESOL QUARTERLY. Vol 42, No 2, June, 2008.
MONTEIRO, D. C. Avaliando a produção de pesquisa em lingüística aplicada: foco no ensinoaprendizagem de inglesa como língua estrangeira na UNESP (Araraquara). In: MONTEIRO, D. C. (org) Ensino aprendizagem de língua inglesa em alguns contextos brasileiros. Araraquara: Laboratório Editorial /FCL/UNESP. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004.
NASSAJI, H.; FOTOS, S. Current developments in research on the teaching of Grammar. In: Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge University Press, nº 24, 2004, p. 125-145.
NUNAN, D. Second Language Teaching and Learning. Boston , Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).