UMA ANÁLISE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO DIA A DIA DA SALA DE AULA

Autores

  • Leoni Timm da Silva Universidade Centro Oeste - UNICENTRO
  • Adriana Dalla Vecchia Universidade Centro Oeste - UNICENTRO

Palavras-chave:

Políticas Linguísticas; LIBRAS; Sala de aula.

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa de campo cujo objetivo era investigar o impacto da lei federal 10.436, 24/04/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, no dia-a-dia da sala de aula de um colégio situado em um munícipio do interior do Paraná. O trabalho também buscou compreender a importância da linguagem em sinais (LIBRAS) para a entrada da pessoa com deficiência auditiva no meio social e observar a importância do acompanhamento do profissional da área, o intérprete, como também a habilidade com os sinais, para um melhor desenvolvimento cognitivo do discente. Neste texto, também é apresentado o processo da implantação da lei Federal 10.436/2002, para o uso da língua de sinais (LIBRAS). Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica para melhor embasamento teórico, tendo como finalidade de analisar a relação da educação com a história dos surdos, abordando aspectos relevantes na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Para isso, cito alguns autores pesquisados Amaral (1993); Calvet (2007); Perlin (2004); Fiorin (2001) entre outros. A metodologia foi bem diversificada, tendo em vista que esta foi sendo realizada através de registros e gravações em vídeo, do diário de campo e de  entrevista com algumas questões,    para professora de Língua Portuguesa, do 6º ano do Ensino Fundamental a professora intérprete e   estudante surdo  que está inserido no 6º ano do Ensino Fundamental, em sala de aula regular, para melhor compreensão em relação às mudanças ocorridas após a inserção da Libras no âmbito escolar, ou seja, para que este aluno possa desenvolver uma aprendizagem mais significativa tendo como apoio que um professor intérprete permanente nas suas tarefas diárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, M, H. V. Metodologia na investigação das crenças. São Paulo; Pontes, 2006.
ALTENHOFEN, C.V. Política Linguística, mitos e concepções linguísticos em áreas bilínguis de imigrantes (alemães) no Sul do Brasil 2004. Disponível em: <http//www.iberoamericana.net/files/ejemplo_por.pdf>. Acesso em: 14 de julho de 2015.
AMARAL, M.A. Refletindo sobre a Reabilitação de Surdos. Integrar, nº 2, Set. 93. Lisboa: IEFP/SNR (1993).
BEHARES, Luis Ernesto. Novas correntes na educação do surdo: dos enfoques clínicos aos culturais. Santa Maria, UFSM, 2000 (no prelo). p.1-22.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Política. Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº. 555, de 5 /06/ 2007, prorrogada pela Portaria nº. 948, de 09 /10/2007.
BRASIL. A Educação Especial no Contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto Nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004. MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
CALVET, Louis ”“ Jean. As políticas linguísticas/ prefácio Gilvam Muller de Oliveira; tradução Izabel Oliveira Duarte, Jonas Tenfen, Marcos Bagno. São Paulo. Parábola Editorial: IPOL, 2007.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: Uma introdução critica. São Paulo: Parábola, 2002.
CAVALCANTI, M. C. Línguas ilegítimas em uma visão ampliada de educação linguística.
ZILLES, A. M. S. e FARACO, C. A. [orgs.]. Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: parábola, 2015.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. Campinas: Papirus, 2001.
FIORIN, J. L. Considerações- qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (Orgs) Pesquisa educacional: qualidade 7º ed. São Paulo: Cortez, 2009, p. 84 ”“ 108.
FLICK, Uwe. Uma introdução a pesquisa qualitativa. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. Sao Paulo: Atlas, 1994.
GÓES,M.C.R. de. Linguagem, Surdez e Educação. Campinas/ SP: Editora Autores. Associados, 1996.
MARCHESI, A . A Educação da Criança Surda na Escola Integradora, In COLL, C.
PALÁCIOS, J. E MARCHESI, A . Desenvolvimento Psicológico e Educação-Necessidades Educativas Especiais e Aprendizagem Escolar, Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
OLIVEIRA, F. F. Dialogando sobre Educação, Educação Física e inclusão. Revista Digital - Buenos Aires - ano 8, n.º 51, ago. 2002.
OLIVEIRA, Gilvan M. de; ALTENHOFEN, Cléo V. O in vitro e o in vivo na política da
diversidade linguística do Brasil: inserção e exclusão do plurilinguismo na educação e na sociedade. In: MELLO, Helianta et al. (org.) Os contatos linguísticos no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
PERLIN, G. O lugar da cultura surda. In: THOMA, A. da S.; LOPES, M. C. (Orgs.). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa
Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
QUADROS, Ronice Müller. Exame Prolibras / Ronice Müller de QUADROs... [et al.].Florianópolis, 2009. p. 85.
SILVA, Marília da Piedade Marinho. A construção de sentidos na escrita do aluno surdo. São Paulo: Plexus, 2001.
SKLIAR, C. B. ; QUADROS, R. M. . Invertendo epistemologicamente o problema da inclusão: o ouvinte no mundo dos surdos. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 5, 2000.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. Disponível em: http://www.efdesporte.com/efd51/educa.htm> Acessado 13 de abril de 2015.

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

SILVA, Leoni Timm da; DALLA VECCHIA, Adriana. UMA ANÁLISE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO DIA A DIA DA SALA DE AULA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 26, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9336. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.