A PRESENÇA DA INTERCULTURALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA ALIMENTAÇÃO

Autores

  • Cinthia Yuri Galelli Universidade Estadual Paulista
  • Nildicéia Aparecida Rocha Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

interculturalidade; livro didático de espanhol; ensino médio.

Resumo

Pode-se observar nos últimos anos o crescente uso do termo intercultural(idade) nos discursos educacionais, sobretudo os que tratam da língua estrangeira. Esse termo vem ganhando espaço nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), nas Orientações Curriculares, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos prefácios dos livros didáticos e nas inúmeras investigações acadêmicas publicadas sobre educação. Longe de ser um ensino focado exclusivamente nas estruturas formais, metalinguísticas, nas habilidades comunicativas, na preparação para o mercado de trabalho ou vestibulares, o ensino intercultural tem como objetivo o desenvolvimento de outros aspectos no sujeito aprendiz, como citado nas Orientações Curriculares do ensino médio de 2006: “ter consciência, entender e aceitar esses novos valores e crenças presentes em diferentes grupos sociais”. Se combater esses fatores por si só não é uma tarefa fácil para o professor de línguas, este ainda conta não raras vezes com a falta de formação adequada sobre o assunto, com a influência homogeneizante da mídia, e muitas vezes somente pode recorrer aos materiais didáticos, previamente selecionados pela instituição escolar. Nesse sentido, o objetivo de nosso trabalho é descrever e analisar de que maneira os livros de espanhol do ensino médio escolhidos pelo PNLD-2012, a saber, SíntesisEl arte de leer español e Enlaces, tratam a questão da interculturalidade. A fim de limitarmos o nosso corpus, optamos por analisá-los por um tema comum ”“ o tema alimentação. Essa escolha justifica-se, pois os três livros didáticos escolhidos apresentam uma lição exclusiva para essa temática e acreditamos ser um valioso objeto de reflexões culturais, uma vez que a alimentação de cada comunidade nos remete aos contextos geográfico, econômico, histórico e às necessidades físicas dos habitantes de cada região. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO CORTÉS, T. El desarrollo de la competência intercultural a través de los malentendidos culturales: una aplicación didáctica. Memoria de Máster. Instituto Cervantes, 2005.
BRASIL, SEB. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básico, 2006. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em 20/04/2013.
_____. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.
BRASIL, SEMTEC. Parâmetros curriculares nacionais - Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponível em <portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em 20/04/2013.
FLEURI, R.M. Educação intercultural, gênero e movimentos sociais no Brasil. Curitiba: Editora UFPR, 2003.
KRAMSH. C. The cultural component of language teaching, 1995. Disponível em:
<http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/search/detailmini.jsp?_nfpb=true&_&ERICExtSearch_SearchValue_0=EJ452309&ERICExtSearch_SearchType_0=no&accno=EJ452309>. Acesso em 25/04/2013.
MARTIN, I. Síntesis: Curso de lengua española 1. São Paulo: Ática, 2010.
MULIK.C.B. Letramento crítico e interculturalidade nas aulas de língua inglesa na educação de jovens e adultos. Revista x, v. 2, 2011. Disponível em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=mulik+letramento+critico&source=web&cd=1&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fojs.c3sl.ufpr.br%2Fojs2%2Findex.php%2Frevistax%2Farticle%2Fdownload%2F22021%2F17676&ei=M6OVUfWbH4690QG2oD4Dw&usg=AFQjCNEkRaYg0TxlJNiJ55YVaLfvu0rTDw> .Acesso em 25/04/2013.
OLIVEIRA, A. P. O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural no ensino de inglês como L2. Tese de doutorado. Universidade Federal da Bahia, 2007.
OSMAN, Soraia (et a.l). Enlaces: español para jóvenes brasileños. São Paulo: Macmillan do Brasil Editora, 2010.
PICANÇO, D. C. L; VILLALBA, T. K. B. El arte de leer español. Curitiba: Base editorial, 2010.
SALOMÃO. Ana Cristina Biondo. Cultura, Interculturalidade e o ensino de línguas. São José do Rio Preto, 2011. Disponível em: <http://ensinodelinguas.wikispaces.com/file/view/INTERCULTURALIDADE+E+O+ENSIN
O+DE+L%C3%8DNGUAS+com+pagina%C3%A7ao.pdf>. Acesso em 28/03/2013.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

GALELLI, Cinthia Yuri; ROCHA, Nildicéia Aparecida. A PRESENÇA DA INTERCULTURALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA ALIMENTAÇÃO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 19, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9631. Acesso em: 1 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo