TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E SUAS POSSIBILIDADES DE USO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Keywords:
Tecnologias. Aulas. Português.Abstract
É de grande visibilidade que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) fazem parte da vida cotidiana
dos alunos, contudo, perante este novo e mutável contexto, há novas exigências no que tange a modificações
substanciais no cenário educacional. Do ponto de vista pedagógico-didático, existe neste cenário uma gama de
equipamentos eletrônicos disponíveis e prontos para inserir a tecnologia na educação imbricando à questão dos
multiletramentos, por outro lado, a educação vem enfrentando inúmeros desafios, concernentes, especialmente, Ã s
suas práticas pedagógicas e sua estrutura curricular, além disso, conta-se ainda com o desafio concernente à forma
de utilização desses equipamentos. Assim, a proposta dessa pesquisa será evidenciar a utilização das TICs a favor
da aprendizagem, especialmente no que tange ao ensino de língua portuguesa. Para tanto, a metodologia aplicada
ao trabalho se ateve a um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica, que se respaldou em literaturas científicas,
trabalhos acadêmicos referenciados que tentam responder a tais reflexões, sendo que os resultados obtidos
respondem satisfatoriamente à proposta da pesquisa em foco.
Downloads
References
Inovações na comunicação transmidiática entre empresas e consumidores. Revista dos Alunos
de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Paraíba, n.3, mar.-ago. 2010.
BRAGA, José Luiz; CALAZANS, Regina. Comunicação e educação. São Paulo: Hacker,
2001.
BRASIL. Vendo e Aprendendo: Como usar os vídeos da TV Escola Brasília: MEC; Secretaria
de Educação a Distância, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua
portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1997.
SANTOS, Wéllia Pimentel. Tecnologias da Informação e comunicação (TICs) e suas possibilidades de uso no
ensino de língua portuguesa. Revista Desempenho. nº 28, v.1, 2018.
21
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf.
Acesso: 14 jun. 2018.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
FISCHER, R. M. B. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira
de Educação, maio-agosto, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
GALEANO, Eduardo. O que é sistematização? Uma pergunta. Diversas respostas. Governo
Federal, São Paulo: 2000.
GOMES, P. T. Educação Sócio-Comunitária: Delimitações e Perspectivas. In: MARTINS,
Marcos Francisco e HERNANDES, Paulo Romualdo (Orgs.). Revista de Ciências da
Educação, UNISAL, ano X, n.18, 1º semestre de 2008.
GUTIERREZ, Suzana. O Fenômeno dos Weblogs: as possibilidades trazidas por uma
Tecnologia de publicação na Internet. Informática na Educação: teoria & prática. Porto
Alegre, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan/jun, 2003.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5.ed. Campinas, SP:
Papirus, 2009.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005.
MASETTO. M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel.
MASETTO, Marcos T.., BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação
pedagógica. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
MIRANDA, G. Limites e Possibilidades das TIC na Educação. Revista de Ciências da
Educação, 2007, número 3, 41-50.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audivisuais e
telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Mrcos T.; BEHRENS, Marilda
Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13ª ed. Campinas, SP: Papirus. 2007.
PONTE, J. P. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de
professores. In J. P. Ponte (Org.), A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar
e no 1º ciclo do ensino básico,19-26. Cadernos de Formação de Professores, Nº 4. Porto: Porto
Editora, 2002.
PRETTO, Nelson De Luca. Cultura digital e educação: redes já!. In: PRETTO, Nelson De
Luca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (Org.). Além das redes de colaboração. Salvador:
EDUFBA, 2008.
SALGUEIRO, Maria da Graça Girão. Um olhar sobre as TIC no ensino do Português:
conceções e práticas docentes no Conselho de Almada. Dissertação de mestrado em TIC e
educação. Universidade de Lisboa, 2013.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação/educação: um campo de mediações. Revista
Comunicação e Educação, São Paulo, v.19, n.12-24, set.-dez. 2006.
SANTOS, Wéllia Pimentel. Tecnologias da Informação e comunicação (TICs) e suas possibilidades de uso no
ensino de língua portuguesa. Revista Desempenho. nº 28, v.1, 2018.
22
VARGAS, M. L. B. Do fã consumidor ao fã navegador: o fenômeno fanfiction. Passo Fundo,
2005. 210f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Instituto de Filosofia e Ciências Humanas,
Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2005.
WOLTON, Dominique. É preciso salvar a comunicação. Tradução de Vanise Pereira Dresch.
São Paulo: Paulus, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).