Material didático e ensino-aprendizagem de línguas

Autores

  • Wéllia Pimentel Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Resumo

Do lápis ao livro, os materiais didáticos são ferramentas que apoiam o desenvolvimento de situações de aprendizagem. Um bom material didático deve motivar a relação do aluno com os conteúdos escolares, auxiliando-o a pensar por conta própria e, além disso, criar condições para que ele diversifique e amplie suas fontes de informação. O conjunto de materiais didáticos utilizados pelo professor pode ser muito vasto e deve oferecer a este, inúmeras possibilidades de trabalho com os alunos. Portanto, a proposta desta pesquisa é analisar a função do material didático e a maneira como ele enriquece e desenvolve o trabalho diário em sala de aula, haja vista que, ao oferecer apoio ao aluno na sua relação com a aprendizagem, torna-se um importante mecanismo de aprendizagem no nosso dia-a-dia. Assim sendo, a metodologia aplicada ao trabalho se ateve a um estudo descritivo, do tipo revisão bibliográfica, que se respaldou em literaturas científicas e trabalhos acadêmicos referenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equip_mat_dit.pdf. Acesso em 01 de abr. de 2016.

________. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Língua Portuguesa. ”” Brasília: MEC, 2007. 152 p. ”” (Anos Finais do Ensino Fundamental). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/pnldport07.pdf. Acesso em 31 de mar. de 2016.

CORACINI, M. J. O livro didático nos discursos da Linguística Aplicada e da sala de aula. In: CORACINI, M. J. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999.

NICOLAIDES, C. & FERNANDES, V. Autonomia: critérios para a escolha de material didático e suas implicações. IN: LEFFA, V. Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2003.

ROMANATTO, Mauro, Carlos. A noção de número natural em livros didáticos de matemática: comparações entre textos tradicionais e modernos. Dissertação (mestrado) ”“ Universidade Federal de São Paulo, São Carlos ”“ SP, 1987. www.sbempaulista.org.br.

SANTOS, Wildson Luiz; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Livro Didático de Ciências: Fonte de informação ou apostila de exercícios. In: Contexto e Educação: Ano 21. Julho/dezembro, Ijuí: Editora Unijuí. 2006.

Downloads

Publicado

29-10-2019

Como Citar

SANTOS, Wéllia Pimentel. Material didático e ensino-aprendizagem de línguas. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 30, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/10885. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo