CALL: Ensino-aprendizagem de língua inglesa nos Institutos Federais do Sul de Santa Catarina

Autores

  • Síndia Almeida Rech Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

Este estudo apresenta considerações sobre a aprendizagem de línguas mediadas pelo computador e tem como objetivo verificar na área de CALL o uso das tecnologias digitais, a fim de analisar como os professores dos Institutos Federais da região sul de Santa Catarina percebem a interação das tecnologias digitais no ensino-aprendizado de língua inglesa. Além disso, constitui como objetivo investigar o estado de normalização da tecnologia nas aulas de inglês, conforme apresentado por Bax (2003, 2011). Adicionalmente, o estudo propõe uma discussão sobre o conceito de tecnologia na visão de Álvaro Viera Pinto (2008) e Feenberg (2002, 2003) diante do progresso tecnológico como fenômeno social ao utilizar dispositivos digitais. A pesquisa se caracteriza de campo e como instrumento para coleta de dados, utilizou-se a entrevista tipo semiestruturada com os professores, sujeitos da pesquisa. Os resultados apontam que as tecnologias digitais estão presentes nas instituições, os professores reconhecem o papel das tecnologias digitais na contribuição no ensino-aprendizagem, mas ainda carregam a visão do senso comum sobre o uso e o conceito de tecnologia. Sinais de integração e estágios da normalização da tecnologia são percebidos nas aulas de inglês, mas ainda não se constitui uma questão normalizada. Nesse sentido, é importante oportunizar discussões conceituais sobre o termo tecnologia e seu uso, no intuito de estimular uma consciência crítica sobre o uso dos dispositivos tecnológicos digitais utilizados na educação.

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

RECH, Síndia Almeida. CALL: Ensino-aprendizagem de língua inglesa nos Institutos Federais do Sul de Santa Catarina. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 31, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/12440. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo