LEGISLADOR E INTÉRPRETE: O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DOS MOVIMENTOS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO
Resumo
Discussões referentes à s relações interculturais vêm ganhando força no espaço escolar nas últimas décadas. Epistemologia intercultural, metodologias, currículo, são algumas das vertentes que se potencializam com estas discussões. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é identificar o papel do professor na construção dos movimentos interculturais na educação. Na análise, resgatamos as histórias de como a diversidade cultural passou a ser observada através de um processo vinculado ao iluminismo e ao processo de racionalização universal, articulado ao processo civilizatório. É na relação, entre metodologias e processos de subjetivação, que tem seu apogeu na figura do professor intérprete, que desenvolvemos nossa análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).