A FÁBULA COMO GÊNERO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Ensino; Gênero textual; Fábula.Resumo
O presente trabalho objetiva um estudo sobre a importância da fabula em sala de aula. Compreendendo que a fábula une a interação entre a ideia de oralidade e o imaginário objetivando um fim educativo através de acontecimentos didáticos. Como um gênero narrativo a fábula encontra-se caracterizada pela sua didáticidade, cujas funções motivam o desenvolvimento cognitivo emocional ideológico da criança. Este trabalho baseado nos estudo de Elma Jane Santos (2012), Luís Carlos Silva, Vilma Cunha (2012) e Renan Lima, Lúcia Regina Rosa (2012) onde todos abordam a temas semelhantes com a da pesquisa dando assim ênfase nas pesquisas que abordam gêneros narrativos. Este trabalho tem como recurso metodológico a revisão bibliográfica de artigos, além dos supracitados, que fundamentem um panorama sobre o uso da fábula como ferramenta pedagógica. Partindo desse pressuposto o projeto aplicou esta “ferramenta” em sala de aula e este trabalho tem o intuito ser um relato dos resultados alcançados. Os resultados parciais desta pesquisa compreendem que o ensino da literatura com auxilio do gênero fábula pode e deve ser considerado com um importante subsidio pedagógico no processo introdutório dos estudantes, pois as fábulas que muitas vezes recorrem a ludicidade para o desenvolvimento e passagem dos ensinamentos e “morais” podem chegar mais facilmente aos alunos em sala de aula.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Michail. Estética da Criação Verbal. Trad. Maria E. G. G. Pereira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CARVALHO, Barbara Vasco. Compêndio de Literatura Infantil. São Paulo: IBEPInstituto brasileiro de edições pedagógicas, 1971.
__________________________ A literatura infantil: visão histórica e crítica. 2 ed. São Paulo: Edart, 1982.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e Interação. São Paulo: Atual, 2000.
ESOPO. Fábulas completas. Trad. de Neide Smolka. São Paulo: Moderna, 1994.
FERREIRA, H. R. M. Os sujeitos da enunciação do gênero discursivo "contrato de empresas de saúde". Quem são?. In: XII Congresso nacional de Linguística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. XII Congresso nacional de Linguística e Filologia, 2008.
LA FONTAINE, J. Fábulas de La Fontaine. Belo Horizonte. Editora Itatiaia, 1992.
MACHADO, Irene A. Literatura e redação: os gêneros literários e a tradição oral. São Paulo: Scipione, 1994
PLATÃO e FIORIN. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 2000.
YOKOMIZO, Viviane Vieira. Fábula: Proposta de Trabalho em Sala de Aula. UEL, 2007.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, J.P. Do professor suposto pelos PCNs ao professor real de Língua Portuguesa: São os PCNs praticáveis? In: ROJO, R. A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Educ. 2005, p. 149-182.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. São Paulo: Pontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).