ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE A RELACÃO LÍNGUA E CULTURA EM PROPAGANDAS DE ESCOLAS DE IDIOMAS

Autores

  • Adriana de Sousa Pilla Universidade Federal de São Carlos
  • Isadora Valencise Gregolin Universidad de Valladolid

Palavras-chave:

Cultura, língua e comerciais.

Resumo

Ao investigarmos, inicialmente, quais línguas estrangeiras são oferecidas com maior frequência aos brasileiros por escolas de idiomas nos deparamos com visões explícitas e implícitas sobre a cultura. Apesar da dificuldade de definir exatamente o conceito de cultura trouxemos algumas visões de teóricos sobre o assunto. A partir dessas visões discutiremos os sentidos veiculados nas propagandas apresentadas por estas escolas. Os comerciais foram escolhidos para constituir o corpus desse artigo porque eles evidenciam duas relações culturais muito fortes, a língua e a cultura midiática. A língua porque, segundo Galisson (1991), é o melhor meio de acesso à cultura e a cultura midiática porque a mídia consegue alcançar uma grande parcela da população, conseguindo assim, difundir seus “ideais culturais”. A análise foi dividida em duas etapas: línguas abordadas e análise dos comerciais de espanhol e com isso foi possível verificar a valorização do inglês e do espanhol e abordagem estereotipada e a construção cômica da interação entre o português e o espanhol.

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Publicado

03-10-2015

Como Citar

PILLA, Adriana de Sousa; GREGOLIN, Isadora Valencise. ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE A RELACÃO LÍNGUA E CULTURA EM PROPAGANDAS DE ESCOLAS DE IDIOMAS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 19, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9624. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo