A LÍNGUA ESPANHOLA NA ESCOLA GRAPIÚNA: UMA LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR

Autores

  • Juliana Ferreira Chaves Colegio Sesquicentenário-CISO Municipal
  • Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Aprendizagem; Língua Estrangeira e materna; Escola Grapiúna; Currículo.

Resumo

A aprendizagem de uma língua estrangeira cumpre na sociedade contemporânea uma função social de valor ímpar. Com vistas a seu ensino no ambiente escolar, sobretudo da escola pública, este artigo se propõe a analisar os parâmetros de avaliação que norteiam o ensino de língua espanhola, em contraponto com a língua materna, no contexto da Escola Grapiúna. Nossas proposições baseiam-se no aporte teórico de autores como ALMEIDA FILHO (1993), KLEIMAN (2000), MOITA LOPES (2003), dentre outros. Utilizamos a pesquisa exploratória-documental, de viés qualitativo. A partir da análise dos documentos, identificamos que a proposta apresenta algumas incoerências quando relacionadas aos objetivos de aprendizagem esperados em língua materna, o que pode incidir em uma posição desprestigiada da língua espanhola no currículo.  

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Referências

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Publicado

12-12-2015

Como Citar

CHAVES, Juliana Ferreira; RIBEIRO, Maria D’Ajuda Alomba. A LÍNGUA ESPANHOLA NA ESCOLA GRAPIÚNA: UMA LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 24, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9447. Acesso em: 21 jun. 2024.

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