CONVITE À AUTOESTIMA: ENCAMINHADO À LINGUÍSTICA APLICADA

Autores

  • Rogério Emiliano de Assis

Palavras-chave:

Autoestima, Ensino-Aprendizagem, Segunda Língua.

Resumo

Este artigo versa sobre a importância de a Linguística Aplicada, bem como a subárea de Aquisição de Segunda Língua, debruçar-se sobre o construto afetivo autoestima. De cunho bibliográfico, encontram-se aqui os caminhos pelos quais esse construto percorrido na Psicologia, Educação e, modestamente, na Linguística Aplicada. E devido a essa modéstia, conclamam-se pesquisas mais frequentes acerca da autoestima que é, inegavelmente, trazida à sala de aula de segunda língua, onde essa variável pode influenciar no processo de ensinar e aprender línguas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, José C. P. LINGUÍSTICA APLICADA: ENSINO DE LÍNGUAS & COMUNICAÇÃO. Campinas: Pontes, 2005.
ANDRÉ, Christophe & LELORD, François. AUTOESTIMA: AMAR A SI MESMO PARA CONVIVER MELHOR COM OS OUTROS. Rio de Janeiro: Record Nova Era, 2003.
ANTUNES, Celso. ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL. São Paulo: Terra, 1996.
BENNETT, Roger. Academic self-concept among business students in a recruiting university: definition, measurement and potential effects. JOURNAL OF
FURTHER AND HIGHER EDUCATION, v. 33, n. 2, p. 141-158, 2009.
BRANDEN, Nathaniel. AUTOESTIMA E SEUS SEIS PILARES. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
BRIGGS, Dorothy C. AUTOESTIMA DE SEU FILHO. 2ª ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2000.
BROWN, Douglas H. PRINCIPLES OF LANGUAGE LEARNING AND TEACHING. 3ª ed. Nova Jersey: Prentice Hall, 1994.
CABRAL, Marta L. de S. AUTOESTIMA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2006. 80 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa ”“ PB, 2006.
CHALITA, Gabriel. EDUCAÇÃO: A SOLUÇÃO ESTÁ NO AFETO. 4ª ed. São Paulo:
Gente, 2001.
CODO, Wanderley; GAZZOTTI, Andréa A. Trabalho e afetividade. In: CODO,
Wanderley. EDUCAÇÃO: CARINHO E TRABALHO. Petrópolis: Editora Vozes-Brasília CNTE e Brasília LPT, 1999. 423 p.
CUNHA, Antônio G. da. DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO: NOVA FRONTEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
DEMO, Pedro. DESAFIOS MODERNOS DA EDUCAÇÃO. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
DEUS, Núria A. de V de. ADULTO: ALUNO INFIEL OU INCOMPREENDIDO? ASPECTOS SOCIAIS, LINGÜÍSTICOS E AFETIVOS QUE PERMEIAM O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA (LE) PARA ADULTOS. 2007. 170 p. Dissertação (Programa de Mestrado em Linguística Aplicada ”“ PPGLA). Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução ”“ LET, Universidade de Brasília, Brasília ”“ DF, 2007.
DOUGLAS, Mack R. COMO VENCER COM A AUTOESTIMA. 2ª ed. ”“ Rio de Janeiro: Record, 1998.
DUBLIN, Frida; OLSHTEIN, Elite. DEVELOPING PROGRAMS AND MATERIALS FOR LANGUAGE LEARNING: COURSE DESIGN. Cambridge: CUP, 1986.
ELLIS, Rod. THE STUDY OF SECOND LANGUAGE ACQUISITION. Oxford: OUP, 1994.
FERREIRA, Aurélio B. NOVO AURÉLIO SÉCULO XXI: O DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
DELORS, Jacques. EDUCAÇÃO: UM TESOURO A DESCOBRIR. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
HELM, Carroll. Teacher dispositions affecting self-esteem and student performance. THE CLEARING HOUSE, v. 80, n. 3, p. 109-110, janeiro-fevereiro, 2007.
JONES, Diane Carlson; NEWMAN, Jodi B. Early Adolescent Adjustment and Critical Evaluations by Self and Other: The Prospective Impact of Body Image Dissatisfaction and Peer Appearance Teasing on Global Self-Esteem. EUROPEAN JOURNAL OF DEVELOPMENTAL SCIENCE, v. 3, n. 1, p. 17-26, 2009.
JOSÉ, Elisabete da A. & COELHO, Maria T. PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. 12ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
KOSTER, Bob; DENGERINK, Jurriën; KORTHAGEN, Fred; LUNENBERG, Mieke. Teacher educators working on their own professional development: goals, activities and outcomes of a project for the professional development of teacher educators. TEACHERS AND TEACHING: THEORY AND PRACTICE, v. 14, n. 5-6, p. 567-587, 2008.
LAGO, Neuda A. do. A AUTOESTIMA NA SALA DE AULA DE LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS. 2007. 310 p. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia ”“ GO, 2007.
MANGUBHAI, Francis. PRINCIPLES OF SECOND LANGUAGE LEARNING. Toowoomba: University of Southern Queensland, 2003.
MICELI, Maria. A AUTOESTIMA: ALTA OU BAIXA, ESTÁVEL OU FLUTUANTE, AUTÊNTICA OU ILUSÓRIA, ESTÁ SEMPRE INFLUENCIANDO O BEM-ESTAR PSICOLÓGICO. São Paulo: Paulinas-Loyola, 2003.
MOURA FILHO, Augusto C. L. REINVENTANDO A AULA: POR UM CONTEXTO COOPERATIVO PARA A APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2000. 161 p. Dissertação (Mestrado em Linguística). Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Vérnacula, Universidade de Brasília, Brasília ”“ DF, 2000.
PAIVA, Vera L. M. O.; SILVA, Marina M.; GOMES, Iran F. Sessenta anos de linguística aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, Regina C; ROCA, Pilar. LINGUÍSTICA APLICADA: UM CAMINHO COM DIFERENTES ACESSOS. São Paulo: Contexto, 2009. 206 p.
PORTOCARRERO, Deborah. EQUAÇÃO AFETIVA ENTRE OS FILTROS DO PROFESSOR E DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER LE (INGLÊS): UM ESTUDO DE CASO. 2007. 135 p. Dissertação (Programa de Mestrado em Linguística Aplicada ”“ PPGLA). Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução ”“ LET, Universidade de Brasília, Brasília ”“ DF, 2007.
RANNARD, Anne; GLENN, Sheila. Self-esteem in children with speech and language impairment: an exploratory study of transition from language units to mainstream school. EARLY CHILD DEVELOPMENT AND CARE, v. 179, n. 3, p. 369-380, 2009.
ROGERS, Carls. LIBERDADE PARA APRENDER. 4ª ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1977.
________. TORNAR-SE PESSOA. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
SCOVEL, Tom. LEARNING NEW LANGUAGES: A GUIDE TO SECOND LANGUAGE ACQUISITION. Boston: Heinle & Heinle, 2000.
SCHERER, Deise L. AFETIVIDADE E CORREÇÃO E/OU TRATAMENTO DE ERROS DE DOIS PROFESSORES DE E/LE DA REDE PÚBLICA DO DF. 2008. 197 p. Dissertação (Programa de Mestrado em Linguística Aplicada ”“ PPGLA). Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução ”“ LET, Universidade de Brasília, Brasília ”“ DF, 2008.
SILVA, Myrian L. de C. e. A QUESTÃO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LE (INGLÊS): O QUE LEVA AO SUCESSO OU FRUSTRAÇÃO DO APRENDIZ. 2007. 121 p. Dissertação (Programa de Mestrado em Linguística Aplicada ”“ PPGLA). Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução ”“ LET, Universidade de Brasília, Brasília ”“ DF, 2007.
SILVEIRA, Karyne S. D. A AUTOESTIMA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL. 2010. 132 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande). Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande ”“ PB, 2010.
WALLON, Henri. INTELIGÊNCIA E AFETIVIDADE . São Paulo: Ática, 1986.
VYGOTSKY, Liev S. TEORIA E MÉTODO EM PSICOLOGIA. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VOLI, Franco. A AUTOESTIMA DO PROFESSOR: manual de reflexão e ação educativa. São Paulo: Loyola, 2002.
ZAGURY, Tânia. O PROFESSOR REFÉM: PARA PAIS E PROFESSORES ENTENDEREM POR QUE FRACASSA A EDUCAÇÃO NO BRASIL. Rio de Janeiro: Record. 2006.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

ASSIS, Rogério Emiliano de. CONVITE À AUTOESTIMA: ENCAMINHADO À LINGUÍSTICA APLICADA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9461. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.