Gramática Para Já Ou Para Levar?
Palavras-chave:
Gramática; Forma; Análise de Erros, Ensino e Aprendizagem de Línguas.Resumo
O ensino da gramática sempre esteve presente no Ensino e Aprendizagem de Línguas, mas com a abordagem comunicativa a forma chegou a ser considerada desnecessária à formação do aprendiz. O objetivo deste trabalho é discutir os papéis que o ensino da gramática desempenha no ensino e aprendizado de línguas e verificar, através da análise de erros, asc diferenças no desempenho escrito de alunos que estudam o “Second Conditional” e o “Third Conditional” em inglês pela primeira ou pela segunda vez.Downloads
Referências
BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. 5.ed., White Plains, NY: Pearson Education , 2007.
______. Teaching by Principles ”“ An Interactive Approach to Language Pedagogy. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994.
CORDER, S. P. Error Analysis and Interlanguage. 1.ed., Oxford, England: Oxford University Press, 1981.
DOUGHTY C.; WILLIAMS J. Focus on Form in Classroom Second Language Acquisition. 1.ed., Cambridge, United Kingdom: Cambridge University Press, 1998.
ELLIS, R. Investigating Form-Focused Instruction. Language Learning, 2001.
______. Second Language Acquisition. 1.ed., Oxford, England: Oxford University Press, 1997.
______. The Study of Second Language Acquisition. 1.ed., Oxford, England: Oxford University Press, 1994.
GASS, S.; MACKEY, A. Second Language Research. 1.ed., Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 2005.
JOHNSON, D. M. Approaches to Research in Second Language Learning. White Plains, NY: Longman Publishing Group, 1992.
LARSEN FREEMAN.D.; LONG,M. H. An Introduction to Second Language Acquisition. 1.ed., Edinburgh, UK: Pearson Education, 1991.
LIGHTBOWN P. M; SPADA, N. How Languages Are Learned. 1.ed., Oxford, England: Oxford University Press, 1999.
LONG, M. H. Focus on form: a design feature in language teaching methodology. In BOT, K. de; GINSBERG G.; KRAMSCH, C. (Org.). Foreign Language Research in Cross-cultural Perspective. Amsterdã: John Benjamins, 1991, p. 39-52.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).