DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO SOB SISTEMA ORGÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i3.23219Palavras-chave:
Agricultura Sustentável., Híbridos intervarietais, BromatologiaResumo
A demanda por alimentos orgânicos vem crescendo e o milho assume grande importância como fonte energética e proteica. Objetivou-se avaliar o desempenho de diferentes cultivares de milho no sistema orgânico. Doze cultivares de milho foram avaliadas em: Ipeúna, safra 2017/18 e safrinha 2018; e Araras, safra 2017/18, SP. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos casualizados com 3 repetições, parcelas de 4 linhas de cinco metros e espaçamento de 70 cm. Avaliaram-se: danos causados pela lagarta do cartucho (DLC), florescimento masculino (FM) e feminino (FF), número de ramificações do pendão (NRP), comprimento do pendão (CP), altura da planta (AP) e da espiga (AE), “stay green" (SG), produtividade (PROD) e teores de proteína bruta (PB) e energia bruta (EB). As análises de variância individuais, conjuntas e o teste de Scott e Knott revelaram variabilidade para DLC, FM, FF, NRP, CP, AP, AE, SG e PROD. As correlações mostram indícios de que plantas mais tolerantes aos ataques da Spodoptera frugiperda possuem maiores teores de PB e EB no grão. Destacaram-se AGRI 340, JM 4M50, IAC 3330, IAC 8077, IAC 8046 e IAC 8390, que poderão ser indicadas e utilizadas no melhoramento de milho para sistema orgânico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.