Discurso y cognición social en la “red” de las metáforas

Autores

  • Denize Elena Garcia da Silva

Palavras-chave:

metáfora. discurso e cognição social.

Resumo

O objetivo deste artigo, que se situa entre as fronteiras do discurso e da cognição social, é discutir alguns aspectos metafóricos patentes no discurso de adolescentes mexicanos e de brasileiros. Pesquisar de maneira sistemática e crítica determinadas expressões presentes na variante do espanhol mexicano e no português brasileiro permite buscar um contraste empírico e uma reflexão explicativa com relação a fenômenos cognitivos que ocorrem dentro da linguagem. Nos pressupostos teóricos básicos, considera-se a metáfora como um dos elementos centrais na estruturação do discurso. O corpus que serve de base ao estudo está constituído de entrevistas realizadas com jovens mexicanos e brasileiros, assim como de notícias colhidas em periódicos locais. Os primeiros resultados do estudo apontam diferenças significativas que poden ser justificadas pela cognição social, tal como sugere van Dijk (2000). Por outro lado, pode-se afirmar, a exemplo de N. Fairclough (2001), que as metáforas estruturam não só nossa maneira de pensar e de atuar, mas também nossos sistemas de conhecimento e crenças, de uma forma consistente e fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize Elena Garcia da Silva

Profesora de Filología Románica y de Análisis del Discurso en el Departamento de Lingüística, Lenguas Clásicas y Vernáculas de la Universidad de Brasilia e investigadora del Núcleo de Estudios de Lenguaje e Ideología. Sus investigaciones incluyen la oralidad y la cultura escrita, discurso, gramática, y contexto social. Sus intereses incluyen discurso e interacción en contextos institucionales y, actualmente, el discurso de las minorías étnicas. Entre sus publicaciones recientes se destacan los artículos “Repetição em língua franca”, en coautoría con Hildo Couto (2000); “Configurações discursivas em textos antigos e atuais: a vitalidade das palavras” (2002), y el libro A repetição em narrativas adolescentes: do oral ao escrito (2001).

Referências

CHOULIARAKI, L. & FAIRCLOUGH, N. (1999). Discourse in late modernity. Edinburgh: Edinburgh University Press.

GARCÃA, O.M. Comunicação em prosa moderna, 13ª ed. rev. e at. (1986). Rio deJaneiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas.

LAKOFF, G. & JOHNSON, M.. (1985). Metáforas de la vida cotidana. Cátedra: Teorema.

FAIRCLOUGH, N. (2001). Discurso e mudança social. Coord. trad. I. Magalhães. Brasília: Ed. Universidade de Brasília.

FAIRCLOUGH, N. (1995). Critical discourse analysis: the critical study of language.London and New York: Longman.

FAUCONNIER, G. Mental Spaces. (1985). Cambridge, London: MIT.

HALLIDAY, M. Explorations in the function of language.(1973). London: Edward Arnold.

HALLIDAY, M. (1975). Estructura y función del lenguaje. EnJ. Lyons (ed.). Nuevoshorizontes en la linguística, ed. cast.pp.145-173. Madrid: Alianza.

HALLIDAY, M. (1994). AnIntroduction to Functional Grammar, 2ª ed. London, NewYork: Arnold.

MARCUSCHI, L.A. (2003). Atividades de referenciação no processo de produção textual e o ensino de língua. En D.E.G. da Silva et alii(orgs.). Estudos de linguagem: inter-relações e perspectivas, pp. 11-42.Campo Grande, MS: Ed. Da UFMS.

REDDY, M.J. (1979). The conduit metaphor ”“ a case of frame conflict in ourlanguage about language. En A. Ortoni (org.). Metaphor and thought, pp.261-296. New York, Cambridge University Press.

SILVA, D.E.G. (1996) La oralidad en el discurso narrativo escrito de adolescentes: elfenómeno linguístico de la repetición. Tesis de Doctorado en Linguística Hispánica, México: Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM),195 pp.

SILVA, D.E.G. (2001). A repetição em narrativas de adolescentes: do oral ao escrito.Brasília: Ed. da Universidade de Brasília: Plano Editora: Oficina Editorial doIL- UnB.

SILVA, D.E.G. & Vieira, J. A. (orgs.). (2002). Análise do Discurso: percursos teóricos e metodológicos. Brasília: Plano Editora: Oficina Editorial do IL-UnB.

SILVA, D.E.G., Lara, G.M.P. & Menegazzo, M.A. (orgs.). (2003). Estudos de linguagem: inter-relações e perspectivas. Campo Grande, MS:Ed. da UFMS.

THOMPSON, J.B. (1995). Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes.

VAN DIJK, T. (1990). La noticia como discurso: comprensión, estructura y producción dela información. Trad. G. Gal. Barcelona: Paidós.

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Silva, D. E. G. da . (2020). Discurso y cognición social en la “red” de las metáforas. RALED, 3(1), 49–69. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33727

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.