Crianças invisíveis: uma análise das vozes silenciadas à luz das teorias de Bakhtin e Fairclough

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.25.n2.2025.p.216-232

Palabras clave:

Niños invisibles, Dialogismo, Película, Polifonía, La teoría de Bajtin

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo analizar las voces de niños en situación de vulnerabilidad socioeconómica en la película "Niños invisibles", utilizando como marco teórico los enfoques de Bakhtin y Fairclough. Los objetivos específicos incluyeron explorar las influencias en las voces de los niños que surgen de las interacciones con comunidades, familias y sistemas sociales, así como resaltar la
perspectiva de los niños de la calle como un ejemplo de la complejidad de estas voces. El enfoque metodológico adoptado fue de carácter cualitativo, centrado en el análisis de las diferentes voces presentes en el contexto social de la película, seleccionando escenas que retratan las interacciones de los niños con su entorno. Las teorías de Bakhtin y Fairclough proporcionaron una perspectiva
valiosa para el análisis propuesto. En conclusión, se destacó la necesidad constante de establecer espacios seguros e inclusivos que permitan a los niños expresar sus voces y actuar como agentes activos en sus propias vidas y comunidades.

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Biografía del autor/a

Rogéria Fatima Madaloz, Universidades de Cruz Alta

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Franciscano (2010). Especialista em Gestão e Políticas em Segurança Pública e Assistência Familiar pela Faculdade Avantis 2011. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) 2015. Atualmente é assistente social do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, atua diretamente com as Políticas de Assistência Estudantil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, família, proteção social especial e políticas sociais, violência doméstica com especial enfoque na violência contra a mulher, gênero e rede de proteção. Atualmente encontra-se no Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social Unicruz – Universidade de Cruz Alta. E-mail: rfmadaloz@gmail.com.

 

Joice Nara Rosa da Silva, Universidades de Cruz Alta

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande (2002), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2014). Atualmente é bibliotecária-documentalista do Instituto Federal Farroupilha. Presentemente encontra-se no Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Unicruz – Universidade de Cruz Alta. E-mail: joicergs@yahoo.com.br.

Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidades de Cruz Alta

Professora Titular da Universidade de Cruz Alta -UNICRUZ. Coordenadora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social -Mestrado e Doutorado (2021-2023). Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/ULisboa. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Membro do Consun (2008-2016; 2021); Membro da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (2014- 2016; 2021). Faz parte do Comitê de Assessoramento da FAPERGS (2022-2024). Faz parte da Diretoria do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa ? FORGES (2018-2024); Co-Chair da Seção Educación y Políticas Educativas em América Latina- LASA (2019-2021). o Laboratório de Práticas Socioculturais Interdisciplinares -LEPSI e do Reelabore do PPGPSDS. Líder do Grupo de Pesquisa. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. Membro do Conselho Universitário (2006-2016; 2021- 2023) Membro da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2022 - 2023) Foi Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-2013). Assessora Pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação (2006-2007). Membro do Conselho Curador (2008-2013); Presidente da Câmara de Graduação e Legislação (2008-2013); Membro do Conselho Municipal de Educação (2008-2014; 2022-2024). Assessora da Pró-Reitoria de Ensino (2006-2007). Membro do CONSEPE (2006-2007). Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (2013); Coordenadora do Curso de Comunicação Social (2007); Membro do Colegiado do PPGPSDS (2014- 2019). Membro da Comissão Científica Institucional - CCI (2017-2021). Coordenou a Comissão de Avaliação Institucional (CAI) (2014-2019). Participa da organização de eventos da Universidade. Possui experiência na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior (Graduação e Pós - Graduação). Tem experiência na área da gestão e docência. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas e gestão, pedagogia universitária, interdisciplinaridade, metodologia do ensino superior, saberes docentes, práticas pedagógicas, currículo, avaliação e práticas sociais. E-mail: slauxen@unicruz.edu.br.

Carla Rosane da Silva Tavares Alves, Universidades de Cruz Alta

Possui graduação em Letras-Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Associação de Professores de Cruz Alta – APROCRUZ (1984), graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ (1998), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su – PUCRS (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Cruz Alta. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Hispano-americana, Língua Portuguesa e Linguagem e Argumentação Jurídica. Na área de pesquisa, desenvolve projetos no âmbito da Literatura Comparada e estudos de gênero e crítica feminista (PIBIC, PAPCT/UNICRUZ, ARD – Auxílio Recém-Doutor – FAPERGS), bem como de representações socioculturais, através da linguagem. É atualmente Coordenadora do Curso de Letras, participa de bancas avaliadoras de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, na área de Literatura. É Coordenadora Institucional do PIBID-UNICRUZ (Programa Intitucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da CAPES/MEC) e professora e Coordenadora (como colaboradora) do Curso de Letras, pelo PARFOR, da UNICRUZ . É professora e Coordenadora Adjunta do Mestrado e Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta. E-mail: ctavares@unicruz.edu.br.

Antônio Escandiel de Souza, Universidades de Cruz Alta

Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2009), Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2000), Especialização em Linguística Textual pela Universidade de Cruz Alta , UNICRUZ (1989) e graduação em Letras - Habilitação Português/ Inglês, pela Universidade de Cruz Alta (1989). Professor titular II da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - desde 1997, tem experiência na área de Linguística (Linguística Aplicada), desenvolvendo pesquisas com ênfase na relação entre linguagem e sociedade, estudos que objetivam aproximar o contexto universitário da sociedade e da escola de educação básica, principalmente a escola pública. Atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Mestrado e Doutorado, da UNICRUZ, de 2013 a 2017 e como coordenador adjunto do mesmo programa de 2018 a 2021. Atua como docente do referido Programa de Pós-Graduação, participando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade e ministrando as disciplinas de Linguagem e Sociedade, Docência no ensino superior, Seminário de Pesquisa I, Seminário de Tese I e II e Discurso, cultura e contexto sócio-histórico, Exerce a função de Editor Gerente da Revista Di@logus, periódico do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. É conselheiro suplente do Conselho Curador da Universidade de Cruz Alta. Atua como avaliador ad hoc do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS) pelo INEP/MEC. Exerceu a função de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ de dezembro de 2010 a dezembro de 2013 e como coordenador do Curso de Letras desta universidade nos períodos de 2001 a 2004 e 2005 a 2010, sendo também líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade (NUPELS), certificado pelo CNPq. Orientou, até o momento, mais de 90 trabalhos, incluindo Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e pós-graduação (Especialização e Mestrado), além de uma supervisão de pós-doutoramento (PNPD). Tem experiência na Educação à Distância (EaD), ministrando as disciplinas de português e Competência Comunicativa, no Curso de Direito. Participa da Comissão Editorial da UNICRUZ e atuou como conselheiro do CONSUN - Conselho Universitário da UNICRUZ de 2001 a 2017 participando, também, como membro da Câmara de Graduação e da Câmara Stricto Sensu. É coordenador Institucional de Bolsas de Ensino Médio CAPES/UNICRUZ. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a dezembro de 2016, coordenando o subprojeto de letras do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Bolsista CAPES/PARFOR de março de 2013 a dezembro de 2016, ministrando as disciplinas de língua portuguesa V e Estágio supervisionado III, no Curso de Letras da UNICRUZ. Foi professor da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul de 1995 a 2018, ministrando as disciplinas de português e inglês na educação básica (fundamental e média). Membro da Academia Santa-mariense de Letras no período de 2006 a 2018.

Citas

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[Consulta: 08 novovembro de 2023].

Publicado

2025-12-09

Cómo citar

Madaloz, R. F., Silva, J. N. R. da, Lauxen, S. de L., Alves, C. R. da S. T., & Souza, A. E. de. (2025). Crianças invisíveis: uma análise das vozes silenciadas à luz das teorias de Bakhtin e Fairclough. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 25(2), 216–232. https://doi.org/10.35956/v.25.n2.2025.p.216-232

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