A Filosofia e o Fórum Permanente de Estudantes: um projeto no Estágio Supervisionado
Palavras-chave:
Filosofia. Ensino. Extensão. Interação.Resumo
Este texto apresenta uma análise das primeiras experiências de utilização do Fórum Permanente de Estudantes para as práticas obrigatórias do Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Filosofia. O Fórum é uma ação vinculada aos fundamentos do Programa de Avaliação Seriada - PAS - da Universidade de Brasília, que permite inserir nas atividades do Estágio Supervisionado contatos diretos entre estudantes e possibilita significativas intervenções na realidade das escolas públicas do Distrito Federal e do Entorno. Essa ação visa contribuir para a formação dos futuros docentes e, ao mesmo tempo, pode ampliar o contato dos estudantes de escolas públicas com a filosofia, promovendo novas percepções para ambos os universos de referências desses estudantes. Para os universitários, consiste num conjunto de exercícios de elaboração e realização de práticas de ensino que podem interferir em seus processos de formação profissional, ao passo que, para os estudantes secundaristas, essas experiências podem ter os mais diversos sentidos e desdobramentos. Serão analisadas aqui algumas das orientações e avaliações relacionadas ao projeto que coordenou essas experiências, que foram realizadas no segundo semestre de 2011, com as turmas de Ensino Médio do Centro Educacional 02 de Sobradinho - DF.
Downloads
Referências
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar filosofia ”“ um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009. 149 p.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pal Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. 232 p.
LÓPEZ, Maximiliano Valerio. Acontecimento e experiência no trabalho filosófico com crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 108 p.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Cia. das Letras, 2001. 362 p.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 296 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.