Farmácia Verde na Escola: uma proposta extensiva para abordagem do descarte de medicamentos com estudantes do ensino fundamental
Farmácia Verde na Escola: an extension university project developed with elementary school students aimed to discuss the disposal of unused medicine.
Palavras-chave:
meio ambiente, educação, Extensão universitária, SaúdeResumo
O desenvolvimento de formulações farmacêuticas configura em avanço e transformação das atividades de assistência à saúde estabelecidas na Política Nacional de Medicamentos. Contudo, atrelado a este desenvolvimento, destacam-se as questões ambientais e de saúde pública relacionadas ao descarte inadequado de medicamentos não utilizados. A literatura mostra que a população brasileira descarta este tipo de produto geralmente no vaso sanitário e no lixo comum, gerando impactos ambientais em solos e corpos d’água. Neste sentido, o desenvolvimento de atividades educativas que abordem o tema em diferentes níveis sociais, educacionais e culturais são essenciais para o desenvolvimento sustentável, uma demanda mundial estabelecida pela Organização das Nações Unidas. O projeto de extensão Farmácia Verde na Escola, da Universidade de Brasília, visa a promoção de educação ambiental para estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), empregando como recurso didático uma peça teatral com fantoches. Este artigo descreve um relato de experiência da ação teatral realizada com 50 crianças com idades entre 9 e 10 anos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Classe 01 de Taguatinga-DF. O descarte de resíduos e de medicamentos foi abordado através da apresentação teatral, uma atividade lúdica produzida com linguagem apropriada ao público infantil. As atividades realizadas após as ações permitiram observar e concluir que as crianças internalizaram as formas corretas de descartar medicamentos e resíduos. Conclui-se que metodologias de ensino diferentes do modelo tradicional da sala de aula podem ser ferramentas interessantes para abordar temas complexos, tais como o descarte de medicamentos, com estudantes do ensino fundamental. Atividades lúdicas como as apresentadas neste estudo são ferramentas interessantes de ensino e que podem facilitar o processo de aprendizagem, seja pela introdução de novos conceitos ou pela fixação de conteúdos já trabalhados em sala de aula e/ou vivenciados no ambiente familiar.
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