Metodologia das Quatro Práticas de Linguagem: uma proposta metodológica para o ensino de línguas na terceira idade

Methodology of the Four Language Practices: a methodological proposal for the teaching of languages in the third age

Autores

  • Thamires Carvalho Baia
  • Ivonete Rodrigues Lopes

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino de Línguas

Resumo

RESUMO Neste artigo propõe-se uma nova metodologia docente, que se caracteriza pelo desenvolvimento dos eixos dispostos na BNCC, em uma única aula, especificamente voltado ao ensino de línguas. Visa, portanto, utilizar de metodologias ativas para tornar o ensino mais didático, favorecendo a pronunciação, escrita, interpretação textual e facilitando o processo de aprendizagem de língua estrangeira para idosos. A metodologia fora aplicada no projeto de extensão da Universidade Estadual do Maranhão intitulado: O Ensino da Língua espanhola como qualidade de vida aos discentes da terceira idade. Como resultado, os alunos produziram um livro infantil através da escrita coletiva e uma coletânea de poemas online. Concluiu-se que o uso da metodologia transformou a maneira de aprender e ensinar, pois os alunos produziram e aprenderam com mais facilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Metodologias Ativas, Ensino de Línguas, Língua Espanhola, Terceira Idade.

ABSTRACT In this article, a new teaching methodology is proposed, which is characterized by the development of the axes arranged in the BNCC, in a single class, specifically aimed at language teaching. It therefore aims to use active methodologies to make teaching more didactic, favoring pronunciation, writing, textual interpretation and facilitating the foreign language learning process for the elderly. The methodology was applied in the extension project of the State University of Maranhão entitled: Teaching Spanish as a quality of life for seniors students. As a result, students produced a children’s book through collective writing and a collection of poems online. It was concluded that the use of the methodology transformed the way of learning and teaching, as students produced and learned more easily.

KEYWORDS: Active Methodologies, Language Teaching, Spanish Language, Third age.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMANZA, Johanna Lorena Aristizabal; MONOBE, Arcelia Ramos; BARCELÓ, Violeta Chirino. Aprendizaje activo para el desarrollo de la psicomotricidady el trabajo en equipo. Educare vol.22 n.1 Heredia Jan./Apr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo Acesso em: 10 de jan. de 2022.

BRASIL. Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003. Estatuto do idoso. Brasília, DF: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CONCEIÇÃO, M. P. Estratégias de aprendizagem utilizadas por adultos da terceira idade na aprendizagem de língua estrangeira (inglês). 1999. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.

OLIVEIRA, Édison Trombeta de; RIBEIRO, Arilda Inês Miranda. Leitura semiótica e reconstrução histórica: análise de imagens da manifestação pela manutenção da UNESP. Universidade Estadual de Londrina, 2014. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/16508/14592 Acesso em: 21 de fev. de 2022.

PEREIRA, Letícia Gravano Pacheco. SERRA Dayse. A importância da aprendizagem na terceira idade. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N204140.pdf Acesso em: 02 de mar. de 2022.

TAVARES, Carla Nunes Vieira; MENEZES, Stella Ferreira. Envelhecimento e modos de ensino-aprendizagem [recurso eletrônico]. Edufu Editora da Universidade Federal de Uberlândia/MG, 2020. Disponível em: www.edufu.ufu.br Acesso em: 02 de mar. de 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

THAMIRES CARVALHO BAIA; IVONETE RODRIGUES LOPES. Metodologia das Quatro Práticas de Linguagem: uma proposta metodológica para o ensino de línguas na terceira idade: Methodology of the Four Language Practices: a methodological proposal for the teaching of languages in the third age. Participação, [S. l.], v. 21, n. 37, p. 57–70, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/45037. Acesso em: 7 out. 2024.