A Filosofia e o Fórum Permanente de Estudantes: um projeto no Estágio Supervisionado

Autores

  • Rogerio Alessandro de Mello Basali Universidade de Brasília - IH/FIL
  • Rogerio Alessandro de Mello Basali Universidade de Brasília - IH/FIL

Palavras-chave:

Filosofia. Ensino. Extensão. Interação.

Resumo

Este texto apresenta uma análise das primeiras experiências de utilização do Fórum Permanente de Estudantes para as práticas obrigatórias do Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Filosofia. O Fórum é uma ação vinculada aos fundamentos do Programa de Avaliação Seriada - PAS - da Universidade de Brasília, que permite inserir nas atividades do Estágio Supervisionado contatos diretos entre estudantes e possibilita significativas intervenções na realidade das escolas públicas do Distrito Federal e do Entorno. Essa ação visa contribuir para a formação dos futuros docentes e, ao mesmo tempo, pode ampliar o contato dos estudantes de escolas públicas com a filosofia, promovendo novas percepções para ambos os universos de referências desses estudantes. Para os universitários, consiste num conjunto de exercícios de elaboração e realização de práticas de ensino que podem interferir em seus processos de formação profissional, ao passo que, para os estudantes secundaristas, essas experiências podem ter os mais diversos sentidos e desdobramentos. Serão analisadas aqui algumas das orientações e avaliações relacionadas ao projeto que coordenou essas experiências, que foram realizadas no segundo semestre de 2011, com as turmas de Ensino Médio do Centro Educacional 02 de Sobradinho - DF.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Alessandro de Mello Basali, Universidade de Brasília - IH/FIL

Professor adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, concluiu o doutorado em Ética e Filosofia Política na Unicamp, sob orientação do professor Fausto Castilho, com a tese: Alessandro Passerin DEntreves e Hannah Arendt - a política e a violência. É colaborador na Gerência de Interação Educacional do Cespe/UnB, onde coordena o Fórum Permanente de Estudantes e ministra cursos aos docentes do Distrito Federal no Fórum Permanente de Professores. Atua na área de Ensino de Filosofia e com pesquisas relacionadas à política, ética, estética e subjetividades na contemporaneidade. Graduou-se em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com a monografia sobre O Conceito de Ecosofia, no pensamento de Félix Guattari, sob orientação do prof. Luis B. L. Orlandi. Obteve o mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004), com a dissertação intitulada A Degradação da Ação em Violência, sobre o pensamento de Hannah Arendt, sob orientação da Profa. Constança M T Cesar.

Rogerio Alessandro de Mello Basali, Universidade de Brasília - IH/FIL

Professor adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, concluiu o doutorado em Ética e Filosofia Política na Unicamp, sob orientação do professor Fausto Castilho, com a tese: Alessandro Passerin DEntreves e Hannah Arendt - a política e a violência. É colaborador na Gerência de Interação Educacional do Cespe/UnB, onde coordena o Fórum Permanente de Estudantes e ministra cursos aos docentes do Distrito Federal no Fórum Permanente de Professores. Atua na área de Ensino de Filosofia e com pesquisas relacionadas à política, ética, estética e subjetividades na contemporaneidade. Graduou-se em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com a monografia sobre O Conceito de Ecosofia, no pensamento de Félix Guattari, sob orientação do prof. Luis B. L. Orlandi. Obteve o mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004), com a dissertação intitulada A Degradação da Ação em Violência, sobre o pensamento de Hannah Arendt, sob orientação da Profa. Constança M T Cesar.

Referências

ALVES, Dalton J. A filosofia no ensino médio ”“ ambiguidades e contradições na LDB. Campinas: Autores Associados, 2002. 122 p.
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar filosofia ”“ um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009. 149 p.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pal Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. 232 p.
LÓPEZ, Maximiliano Valerio. Acontecimento e experiência no trabalho filosófico com crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 108 p.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Cia. das Letras, 2001. 362 p.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 296 p.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

BASALI, Rogerio Alessandro de Mello; BASALI, Rogerio Alessandro de Mello. A Filosofia e o Fórum Permanente de Estudantes: um projeto no Estágio Supervisionado. Participação, [S. l.], n. 20, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23448. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.