Educação em saúde: a experiência de alunos de medicina no ensino em Primeiros Socorros

Autores

  • Erica Freitas Lima Universidade de Brasília
  • Amanda Leite Nisiyama Universidade de Brasília
  • Igor Eduardo Caetano de Farias Universidade de Brasília,
  • Edgar Merchan Hamann Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Projeto de extensão. Primeiros socorros. Educação em saúde.

Resumo

O artigo apresenta a formação e execução do projeto de extensão da Liga Acadêmica de Emergências e Trauma da Universidade de Brasília, iniciado em 2011, que visa a capacitar professores, principalmente à primeira ajuda, frente a uma situação de emergência ou urgência. O projeto é apresentado, e também é identificada a importância da educação em saúde tanto para a comunidade, como para a formação do profissional médico. A educação em saúde é enfatizada no campo dos primeiros socorros, uma vez que estudos relatam redução da morbidade e mortalidade em situações de emergência pré-hospitalar, se a primeira ajuda for prestada por leigos com treino nesta área. Por fim é realizado um relato de uma das experiências de ensino para professores de uma escola de educação básica e fundamental em que foi possível notar mudança do perfil nas condutas dos educadores, por intermédio de ferramenta avaliativa do conhecimento deles acerca do assunto. Conclui-se que o treinamento sobre princípios básicos de primeiros socorros nas escolas é uma ferramenta válida para minimizar danos advindos da incorreta manipulação com a vítima e falta de socorro imediato. Além disso, observa-se o impacto positivo na formação do estudante de medicina quando ele pratica a educação em saúde.

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Biografia do Autor

Erica Freitas Lima, Universidade de Brasília

 Faculdade de Ciências da Saúde e Medicina - Acadêmica de medicina da Universidade de Brasília

Coordenadora de extensão da LETUnB

Amanda Leite Nisiyama, Universidade de Brasília

Faculdade de Ciências da Saúde e Medicina
Acadêmica de medicina da Universidade de Brasília
Vice-Coordenadora de extensão da LETUnB

Igor Eduardo Caetano de Farias, Universidade de Brasília,

Faculdade de Ciências da Saúde e Medicina
Acadêmico de medicina da Universidade de Brasília Coordenador de ensino da LETUnB

Edgar Merchan Hamann, Universidade de Brasília

Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Mestrado em Master In Public Health Epidemiology pela University Of California Los Angeles.
Mestrado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Graduação em Medicina pela Universidad Javeriana de Colombia.
Coordenador docente de extensão da LETUnB

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Publicado

2012-09-26

Como Citar

LIMA, Erica Freitas; NISIYAMA, Amanda Leite; FARIAS, Igor Eduardo Caetano de; HAMANN, Edgar Merchan. Educação em saúde: a experiência de alunos de medicina no ensino em Primeiros Socorros. Participação, [S. l.], n. 20, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23455. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

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