Banheiro Seco como uma ferramenta educativa no Colégio Agropecuário de Natividade em Tocantins

Autores

  • Maria Carolina Bastiani
  • Edmilson Rampazzo Klen

Palavras-chave:

saneamento; banheiro seco; educação ambiental

Resumo

O objetivo deste trabalho é utilizar o banheiro seco como uma ferramenta de educação na formação de profissionais técnicos, tornando-os multiplicadores da tecnologia em suas comunidades. As visitas técnicas realizadas durante a Operação Tocantins em Natividade identificaram que as moradias rurais de baixa renda do município não dispõem de banheiro. Nestes casos, o banheiro seco compostável (BSC) pode ser considerado uma boa alternativa devido ao seu baixo custo, facilidade e rápida implementação. Foi construído um modelo expositivo de BSC no Colégio Agropecuário de Natividade (CAN) com o auxílio dos alunos. O modelo construído no CAN passou a fazer parte da disciplina “Construções Rurais” e motivou alunos a pesquisarem sobre melhorias para o projeto. As características culturais e regionais foram consideradas durante todo o processo construtivo, através de contribuições valiosas dos estudantes.

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Referências

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

BASTIANI, Maria Carolina; KLEN, Edmilson Rampazzo. Banheiro Seco como uma ferramenta educativa no Colégio Agropecuário de Natividade em Tocantins. Participação, [S. l.], v. 1, n. 32, p. 10–21, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23639. Acesso em: 12 nov. 2024.

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