Sustentabilidade, Segurança Alimentar e Gestão Ambiental para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Autores

  • Livia Penna Firme Rodrigues Universidade de Brasilia - Faculdade de Planaltina
  • Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti Faculdade da Ceilândia (FCE), Universidade de Brasília
  • Nina Paula Laranjeira Faculdade de Planaltina (FUP) - Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Segurança alimentar. Educação nutricional. Educação ambiental.

Resumo

Este artigo relata a trajetória do Projeto de Ação Continuada (PEAC) “Alimentação Sustentável: Nutrição e Educação”, de 2007 a 2011, na Faculdade UnB Planaltina (FUP). Com o objetivo de promover a saúde e alimentação saudável e sustentável em escolas e comunidades, desenvolve ações de forma interdisciplinar, com metodologia participativa, valorizando temas como segurança alimentar e nutricional, educação para a sustentabilidade, educação alimentar e ambiental e destinação de resíduos. Ao trabalhar os principais conceitos, pretende-se que as comunidades envolvidas gerenciem seus problemas e mudem atitudes no cotidiano. O projeto tem o apoio de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da FUP, contribuindo para a formação de professores do nível fundamental e médio e propondo mudança de valores de consumo, buscando a sustentabilidade. Como produtos foram gerados duas cartilhas, um vídeo e diversas metodologias para as oficinas. Esse PEAC, em sua evolução, vem criando e consolidando estratégias, é aceito pelos participantes e, embora não consiga sozinho, realizar as transformações propostas, o que requer parceria com as políticas públicas e maior comprometimento das escolas, valoriza o papel da extensão universitária, ao abrir novas possibilidades para a melhoria da saúde e qualidade de vida das comunidades atendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Penna Firme Rodrigues, Universidade de Brasilia - Faculdade de Planaltina

Nutricionista, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunto 2 da Faculdade de Planaltina, UnB, atua com promoção para a saúde nos Cursos de Licenciatura de Ciências Naturais e de Educação do Campo. Gestora do Projeto de Extensão Alimentação Sustentável: Nutrição e Educação. Membro do Conselho Gestor do Centro de Estudos da Chapada dos Veadeiros - Centro UnB Cerrado.

Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti, Faculdade da Ceilândia (FCE), Universidade de Brasília

Pedagoga, Dra. Desenvolvimento Sustentável, Professora de Saúde Ambiental na Faculdade da Ceilândia. Autora de vários livros.

Nina Paula Laranjeira, Faculdade de Planaltina (FUP) - Universidade de Brasília

Geóloga, Dra. Geologia, Diretora do Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros.  

Referências

BARBIER, R. A pesquisa: ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
BIZZO, M. L. G.; LEDER, L. Educação Nutricional nos parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. Revista de Nutrição, Vol 18, n 5, p. 661-667, set./out., Campinas, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais ”“ Ensino Fundamental. Brasília: MEC. Secretaria de Educação, 1998.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Geral da Política
de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar da população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2006, 210 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Vigitel Brasil 2009. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília-DF, 2010. 152 p.
BRASIL. Ministério da Saúde; Ministério da Educação. Programa Saúde na Escola. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.
GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2000.
KORNIJEZUK, N. B. S.; ZANETI, I.; LARANJEIRA, N. P. F. Educação Ambiental, Segurança Alimentar e Sustentabilidade: o caso de uma intervenção socioeducativa na Bacia Hidrográfica do Alto São Bartolomeu. In: IV Encontro Nacional da ANPPAS, 2008, Brasília. Revista Ambiente e Sociedade, 2008.
KORNIJEZUK, N.; ZANETI, I. C. B. B.; LARANJEIRA, N. P. F.; ZACARIAS, D. C. Segurança Alimentar e Nutricional e Educação para a Gestão Ambiental na Extensão Universitária. Participação , DEX/UnB, ano 8, n. 14, p. 74-83, 2008.
POUBEL, R. O. Hábitos alimentares, nutrição e sustentabilidade: agroflorestas sucessionais como estratégia na agricultura familiar. Dissertação (mestrado em Desenvolvimento Sustentável). Brasília: CDS/UnB, 2006.
QUINTAS, J. S.; GUALDA, M. J. A formação do educador para atuar no processo de gestão ambiental. Brasília: Ibama. 1995.
RODRIGUES, L. P. F. Guia de Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável para Escolas. Brasília: DEX/UnB, 2011.
SANTOS, L. A. S. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição, Vol 18, n 5, p. 681-692, set./out., Campinas, 2005.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

RODRIGUES, L. P. F.; ZANETI, I. C. B. B.; LARANJEIRA, N. P. Sustentabilidade, Segurança Alimentar e Gestão Ambiental para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Participação, [S. l.], n. 19, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23389. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)