A Educação Ambiental na Construção do Núcleo de Extensão da Universidade de Brasília em Santa Maria, Distrito Federal
Palavras-chave:
Educação ambiental. Santa Maria. Extensão. Ribeirão Santa Maria.Resumo
A educação ambiental promove o aprendizado sobre o meio ambiente, sendo uma maneira de refl etir sobre interações sociais e o impacto que essas ações causam ao planeta. No Brasil, o avanço dessa área do conhecimento se torna a cada dia mais evidente, e as novas gerações já se veem inseridas em um contexto onde as questões socioambientais são parte de suas vidas. Em regiões desprivilegiadas, no entanto, o debate sobre essas questões se torna difi cultado devido à s limitações sociais que não permitem a abertura necessária para discutir questões pertinentes à conservação do meio ambiente. No Distrito Federal, as cidades-satélites são, em sua maioria, áreas que apresentam difi culdades sociais incluindo um alto valor para a conservação. Uma dessas cidades é Santa Maria onde este trabalho foi desenvolvido. Aulas semanais foram ministradas no Núcleo de Extensão com caráter teórico-prático, utilização de mostra de fi lmes, confecção de aquários e cartazes, plantio de mudas de hortaliças e de plantas nativas do Cerrado. Nos encontros foram abordados temas pertinentes à educação ambiental como desenvolvimento sustentável, uso da água, energia e poluição. De maneira geral esse trabalho apresentou resultados positivos e uma nova percepção dos alunos sobre a inserção do ser humano em seu meio pôde ser construída.Downloads
Referências
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. Ed., São Paulo: Gaia, 2004. 551 p.
LERDA, D.; EARLE, S. W. Educação ambiental para a conservação ”“ desafios e lições em educação ambiental e conservação da biodiversidade: reflexões e experiências brasileiras. Barueri, SP: Manole, 2007. 318 p.
MITTERMEIER, R. A.; MYERS, N.; MITTERMEIER, C. G. Hotspots: Earth’s Biologically Richest and Most Endangered Terrestrial Ecoregions. Mexico City: Cemex, 2000.
MYERS, N.; MITTERMEIER, R. A.; MITTERMEIER, C. G. da Fonseca, G. A. B.; KENT, J. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature 403: 853-858, 2000.
SAUVÉ , L., 2006. Complexité et diversité du champ de l’é ducation relative à l’environnement. Chemin de Traverse, Solstice d’é té 2006, p. 51-62.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.