Extensão universitária na capacitação de empresários: cursos de curta duração a distância para o empreendedorismo inovador

Autores

  • Karen Virgínia Ferreira Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico CDT/UNB
  • Fernanda Coelho de Oliveira Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico CDT/UNB
  • Marina Campos Dessen Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico CDT/UNB
  • Luis Afonso Bermúdez Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico CDT/UNB

Palavras-chave:

Ensino a distância. Empreendedorismo inovador. Capacitação empresarial.

Resumo

O presente artigo apresenta a experiência desenvolvida no projeto de capacitação empresarial a distância para micro e pequenos empresários promovido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto de capacitação empresarial possui 08 cursos, com diversos temas voltados ao empreendedorismo inovador. O caso mostra como foi possível, não só encurtar as distâncias físicas características nesta modalidade de ensino, como também aproximar a teoria da prática. Por fim, discorre-se sobre a necessidade de se trabalhar cursos de capacitação empresarial a distância e sua repercussão na sociedade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Virgínia Ferreira, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico CDT/UNB

Pós-graduanda em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Graduação em Pedagogia. Trabalha como apoio pedagógico em cursos de extensão e educação a distância e em processos de extensão do CDT/UnB.

Fernanda Coelho de Oliveira, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico CDT/UNB

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2006). Atualmente é bolsista do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnologico. Tem experiência na área de Gestão de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, inovação, criatividade, desenvolvimento profissional, motivação e capacitação empresarial.

Marina Campos Dessen, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico CDT/UNB

É graduada, mestre e doutora pela Universidade de Brasília, com doutorado sanduíche na Universidade Complutense de Madrid. Tem experiência na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações, com ênfase em bem-estar nas organizações. Em 2010, atuou como coordenadora de pesquisa no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Atualmente é professora visitante deste Centro, atuando como coordenadora da Escola de Empreendedores.

Luis Afonso Bermúdez, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico CDT/UNB

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Comunicações Óticas e Microondas - Universite de Limoges - Ircom (1987). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília, ex-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e membro titular dos conselhos deliberativos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal e do Nacional. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, Microondas e Comunicações Sem Fio, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento tecnológico, tecnologia, incubadoras de empresas, parques tecnologicos e transferencia de tecnologia.  

Referências

ABBAD, G. A. Um modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento no trabalho. Impact. Tese (doutorado). Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Brasília, 1999.
ABBAD, G.; BORGES-FERREIRA, M. F.; NOGUEIRA, R. S. F. Medidas de aprendizagem. In: BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD, G. S.;
MOURÃO, L. (Orgs.), Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas.
p. 469-488. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BORGES-FERREIRA, M. F. Avaliação de reações e aprendizagem em disciplinas de curso técnico profissionalizante oferecidas a distância. (Dissertação de mestrado não publicada) Universidade de Brasília. Brasília, 2005.
CASTELLS, Manuel. Fim do milênio. São Paulo: Paz e Terra, 1999a.
______. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999b.
CDT/UnB ”“ Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade de Brasília. Projeto Capacitação Empresarial: Cursos de curta duração para o Empreendedorismo Inovador. 2011.
______. Relatório Final do curso Gestão Empreendedora. Curso de Capacitação Empresarial a Distância. 2011.
______. Relatório Final do curso Gestão Inovadora de Processos. Curso de Capacitação Empresarial a Distância. 2011.
FIORENTINI, Leda Maria Rangearo Educação superior a distância ”“ Comunidade de Trabalho em Rede (CTAR). Faculdade de Educação. Brasília, 2009.
MACIEL, Maria Lucia. Ciência, tecnologia e inovação: a relação entre conhecimento e desenvolvimento. BIB, n. 54, 2003.
MAXIMIANO, A. C. A. et al. Administração do Processo de Inovação Tecnológica. São Paulo: Atlas S.A., 1980.
MOORE, Michal G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. [tradução Roberto Galman]. São Paulo: Thomson
Learning, 2007.
NOGUEIRA, R. S. F. Efeitos do tempo de exposição ao feedback na aprendizagem em treinamento baseado na web (Dissertação de
mestrado), Universidade de Brasília. Brasília, 2006.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio
de Janeiro: Campus, 1997.
OLIVEIRA, Sheila C. Encontros presenciais: uma ferramenta EAD? CINTED-UFRGS ”“ Novas Tecnologias na Educação. Disponível
em <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/3hSheila.pdf>. Acessado em: 01/02/2012.
PNUD ”“ Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ranking do IDH dos estados em 2005. Disponível em: http://www.
pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3039&lay=pde>. Acessado em: 15/09/2008.
SENAI/DN. Perfil competitivo do Distrito Federal. Brasil, 2002.
______. Perfil competitivo do estado de Goiás. Brasil. 2002.
______. Perfil competitivo do estado de Mato Grosso do Sul. Brasil. 2002.
______. Perfil competitivo do estado de Mato Grosso. Brasil. 2002.
______. Perfil competitivo do estado do Tocantins. Brasil. 2002.
SEPLAN-TO ”“ Secretaria de Planejamento do Estado de Tocantins. Indicadores socioeconômicos do estado do Tocantins (PDF),
2007. Disponível em: http://www.seplan.to.gov.br/seplan/br/download/Indicadores_socioeconomico.pdf.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

FERREIRA, Karen Virgínia; OLIVEIRA, Fernanda Coelho de; DESSEN, Marina Campos; BERMÚDEZ, Luis Afonso. Extensão universitária na capacitação de empresários: cursos de curta duração a distância para o empreendedorismo inovador. Participação, [S. l.], n. 21, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23492. Acesso em: 27 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.