Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química

Autores

  • Roberto Ribeiro da Silva Universidade de Brasília
  • Joice de Aguiar Baptista Universidade de Brasília
  • Ricardo Gauche Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Formação de professores. Oficinas interdisciplinares. Extensão universitária.

Resumo

Este texto descreve as atividades realizadas em Oficinas oferecidas para alunos de ensino médio de escolas públicas em Brasília, Distrito Federal, Brasil. Esta estratégia enquadra-se no contexto de uma proposta de inserção dos alunos do curso de formação de professores de Química (Licenciatura em Química) em atividades de regência de classe. As Oficinas, planejadas e conduzidas por alunos licenciandos, abordaram aspectos de natureza interdisciplinar relacionados à Química e ao automóvel. Os resultados observados mostraram ser esta uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão universitária, eficaz na formação inicial de professores de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Ribeiro da Silva, Universidade de Brasília

Professor Associado do Instituto de Química da Universidade de Brasília. Atua no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, com ênfase nos seguintes temas: formação e educação continuada de professores, experimentação no ensino de Química e aprendizagem conceitual. Professor Associado do Instituto de Química da Universidade de Brasília Webmaster da Revista Participação Decanato de extensão - DEX

Joice de Aguiar Baptista, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Instituto de Química da Universidade de Brasília. Atua no curso de Licenciatura em Química nas disciplinas de Estágio e Prática de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, com foco em educação ambiental, formação continuada de professores e experimentação no ensino de Química.

Ricardo Gauche, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Instituto de Química da UnB (Licenciatura e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências). Trabalha com os seguintes temas de pesquisa: formação inicial e continuada de professores; autonomia do professor; pesquisa colaborativa; materiais de ensino; currículos e programas; avaliação; processos seletivos e processo ensino-aprendizagem  

Referências

BAPTISTA, J. A.; SILVA, R. R.; GAUCHE, R.; MACHADO, P. F. L; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Formação de professores de Química na Universidade de Brasília: construção de uma proposta de inovação curricular. Química Nova na Escola, v. 31, n. 2, maio, p. 140-149, 2009.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, v. 2, 2006.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
GAUCHE, R.; SILVA, R. R.; BAPTISTA, J. A.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S.; MACHADO, P. F. L. Formación de profesores de Química: concepciones y propuestas. Alambique, n. 51, p. 43-48, 2007.
MACIEL, L. R. Política Nacional de Extensão: perspectivas para a universidade brasileira. Revista Participação, v. 10, n. 18, p. 15-25, 2010.
SANTOS, W. L. P. et al. Química e Sociedade: uma experiência de abordagem temática para o desenvolvimento de atitudes e valores. Química Nova na Escola, n. 20, p. 11-16, 2004.
SANTOS, W. L. P.; GAUCHE, R.; SILVA, R. R. Currículo de licenciatura em Química da Universidade de Brasília. Química Nova, v. 20, n. 6, p. 675-682, 1997.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, p. 231-261, 2010.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

SILVA, Roberto Ribeiro da; BAPTISTA, Joice de Aguiar; GAUCHE, Ricardo. Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química. Participação, [S. l.], n. 20, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23454. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.